Prática de ensino - plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE AULA

SÃO PAULO, ABRIL/2011.

PLANO DE AULA

A - PÚBLICO ALVO:
Educação Infantil, crianças entre 5 e 6 anos.

B- PERFIL DA TURMA:
1 - Número de alunos que compõem a turma: 20 alunos por sala
2 - Organização da sala de aula: As salas de aulas têm em média 20 alunos por sala, são salas amplas, com armários e prateleiras com materiaisdisponíveis para os professores e alunos.
2.1 - Descrição da disposição das carteiras dos alunos na sala de aula/ambiente: São carteiras e cadeiras pequenas e individuais adaptadas para a idade, sobrando espaço entre elas para que o professor possa interagir com os alunos.
2.2 – Recursos de ensino disponibilizados em sala de aula: Jogos matemáticos utilizando os ovos de Páscoa com variedades de tamanhoe cores, para o desenvolvimento do raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
2.3 – Avaliação quanto à possibilidade de os alunos serem organizados em grupos ou em duplas: Os trabalhos são realizados em grupos e a avaliação da aprendizagem é realizada de forma contínua, sistemática e integral, ao longo de todo o processo deensino e aprendizagem, observando-se o comportamento do aluno nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, através de diferentes técnicas e instrumentos. Durante o processo de avaliação, são respeitadas as características individuais, valorizando-as e aproveitando-as para levar o aluno à modificação de condutas e à compreensão da importância do seu papel nos vários grupos a que pertence. A avaliaçãoao longo do período da Educação Infantil é feita de forma especial, uma vez que a evolução e o desenvolvimento da criança nesta fase são vistos com muita atenção pela equipe técnico-pedagógica em todas as suas etapas. Os professores observam o desenvolvimento comportamental e cognitivo dos alunos registrando em documento próprio, passo a passo, o progresso apresentado. É feito um relatório, que édivulgado aos pais a cada bimestre para que possam acompanhar o estágio de aprendizagem de seus filhos.
3 – Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro. Permanecem em sala de aula caixas de papelão encapadas com cores diferentes e desenhos indicando o que há em cada caixa (revistas e jornais), prateleiras com livros de estórias infantis, onde os alunos e professores têm fácilacesso, existe também um espaço dentro da sala de aula, onde são expostos os trabalhos dos alunos, que são realizados na própria sala.
4 – Avaliação quanto à participação dos pais dos alunos na vida escolar de seus filhos. São feitas reuniões de pais com os professores a cada dois meses, onde a maioria dos pais acompanha o desenvolvimento escolar de seus filhos.

C – TEMA DA AULA: PÁSCOA
1 –Disciplina vinculada ao tema: Matemática: Desenvolver o Raciocínio lógico, relacionar cores e números, desenvolver o aprendizado utilizando os ovos de Páscoa em ordem numérica e cores diferenciadas com números de um a cinco, para que os alunos possam adquirir progressivamente uma competência em relação aos números e cores.
2 – Descrição do tema da aula: Resgatar datas comemorativas, demonstrando oque a Páscoa (Passagem de Cristo) é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo e que o coelho significa a fertilidade e os ovos de chocolate significam o nascimento, sendo um símbolo existente da vida.

D – JUSTIFICATIVA:
Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Páscoa pelos alunos de forma participativa,descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.

E – OBJETIVO DA AULA A SER PLANEJADA:
Para que esta atividade seja realizada com êxito, foi apresentada aos educandos uma estória sobre a Páscoa e tudo que envolve suas origens. O material que cada aluno receberá e as instruções para realização da atividade, com o objetivo de conhecer o verdadeiro espírito da Páscoa, estimulando...
tracking img