Prática 11 - voltímetro e amperímetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
ENGENHARIA ELÉTRICA – TURMA H
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: ALBERTO

PRÁTICA 11: VOLTÍMETRO E AMPERÍMETRO

MATHEUS MAIA ROQUE – 0336457

FORTALEZA – CE
01 DE NOVEMBRO DE 2011

I – OBJETIVOS


- Conhecer e utilizar as funções voltímetro e amperímetro de um multímetro digital.
- Montar e verificar como funciona um divisor de tensão.
-Estudar como se modifica a corrente em um circuito quando varia a voltagem ou a resistência.

II – MATERIAIS

- Fonte de Tensão regulável;
- Circuito em estruturas de acrílico;
- Resistores;
- Potenciômetro;
- Multímetro digital;
- Cabos.

III – INTRODUÇÃO TEÓRICA

Em um circuito elétrico, existem três características de grande importância, que fazem dão suporte a toda a áreaeletrônica: Tensão, Corrente e Resistência. Essa prática terá como principal objetivo definir os conceitos de tensão e corrente, e a forma adequada de se fazer tais medições em circuitos através do uso do amperímetro e do voltímetro.

Tensão e Voltímetro
Define-se como Tensão, a diferença de potencial entre os pólos positivos e negativos de uma fonte de alimentação. Essa diferença é dadaatravés da Lei de atração que nos da a ideia de que “positivo atrai negativo’. Assim, os espaços com falta de elétrons do terminal positivo da fonte, atrai os elétrons que estão em sobra no lado negativo da mesma fonte. Essa atração ocorre quando se conecta ambos os pólos com um condutor, muitas vezes fios de cobre.
Essa força de atração entre os pólos é denominada de ddp (diferença de potencial) ou,mais comumente chamada de tensão. A unidade de medida para valores de tensão é o Volt, representada pela letra V.
A tensão pode ter polaridade fixa, ou seja, um dos terminais da fonte é sempre o positivo, enquanto que o outro será sempre negativo, denominamos esse tipo de tensão como contínuo (sigla do inglês VDC – ddp direct Current) e pode ser encontradas em pilhas, baterias, etc. O valor datensão permanece o mesmo ao longo do tempo. (figura1).

Figura 1 – Pilhas e Baterias, exemplos de fontes de tensão contínua.
Por outro lado, existem fontes que variam o valor de sua tensão ao longo do tempo, indo de valores positivos a valores negativos. Dessa forma, na inversão de polaridade, o terminal positivo torna-se negativo e vice-versa. Essas tensões são chamadas de alternadas (sigla doinglês VAC – ddp alternate current) e podem ser encontradas na distribuição elétrica de residências, sendo assim a principal fonte no uso de aparelhos eletrodomésticos, máquinas e na indústria.
A figura 2 mostra um gráfico com a representação das tensões elétricas, sendo (a) uma tensão contínua e (b) uma tensão alternada.

Figura 2 – (a) Tensão x tempo corrente contínua. (b) Tensão x tempocorrente alternada.

Para fazer uma medição de tensão em um circuito elétrico ou eletrônico, deve usar corretamente o aparelho Voltímetro. Este é normalmente acoplado com o Multímetro e deve ter seus terminais ligados em paralelo com o componente, ou parte do circuito, ao qual se deseja fazer a medição.

Figura 3 – Utilizando um voltímetro.
A figura 3 da um exemplo de como se deve fazer aleitura de um determinado componente, no caso, o resistor 2. Antes de fazer qualquer leitura, é ideal que se adéque o aparelho para o tipo de tensão que se vai medir, ou seja, deve-se escolher entre contínua e corrente, normalmente há um botão para se adequar a escolha.
Outra coisa importante a se fazer é colocar sempre, antes de medir qualquer tensão, na escola de maior valor, e assim, conforme anecessidade, ir baixando a escala ate que se possa fazer a leitura com convicção. Esse passo é importante para que não se danifique o aparelho.

Corrente e Amperímetro
Além da ddp, outra característica fundamental de um circuito é o valor da corrente. Esta é de proporcional dependência com o valor da tensão. Assim, quanto maior a tensão aplicada a um circuito, maior o valor da corrente. Esta...
tracking img