pqp221684

559 palavras 3 páginas
Projeto pic

INTRODUÇÃO: O presente trabalho visa à melhor compreensão do funcionamento do microcontrolador PIC 16f877a. O mesmo vai realizar a função de um temporizador para chuveiro elétrico visando a economia de energia e água ao mesmo tempo.

Muitos projetos, que até há poucos anos eram elaborados com base numa grande quantidade de componentes, podem hoje ser elaborados com base em microcontroladores. Os microcontroladores "fazem tudo" pois podem ser programados para isso. Não se discute, portanto, porque os microcontroladores atraem a atenção dos projetistas modernos e mesmo dos mais veteranos. No entanto, para usar os microcontroladores é preciso conhecer alguns "macetes", como o seu funcionamento, a sua forma de programação e os tipos que existem. Projetar com microcontroladores é algo que vai além do simples criar um circuito e depois soldar os componentes numa placa de circuito impresso. É preciso saber programar o circuito para que ele faça o que desejamos e, para evidentemente, ter um computador com software (programa) apropriado e uma placa emuladora.

A figura 1 mostra como a programação do microcontrolador é feita.

O que há num Microcontrolador
Microcontroladores são chips inteligentes que consistem num circuito processador que possui entradas, saídas e uma memória, com uma arquitetura como a mostrada na figura 2.

O que o circuito do microcontrolador vai apresentar nas saídas depende do tipo de sinal que aplicamos nas entradas e do programa que está gravado na sua memória interior.
A microchip que fabrica a série de microcontroladores PIC usa dois tipos principais de arquitetura nos seus chips: RISC e Harvard.
RISC significa Reduced Instruction Set Computer (Computador Com Conjunto de Instruções Reduzido). Neste tipo de arquitetura, o microcontrolador faz tudo usando poucas instruções básicas que são combinadas de acordo com o que se deseja que ele faça , tornando o microcontrolador muito rápido.
Em

Relacionados