PQI 418 Exercícios Resolvidos

2968 palavras 12 páginas
PQI 0418 QUÍMICA INDUSTRIAL VIII: PROCESSOS QUÍMICOS ORGÂNICOS

LISTA DE EXERCÍCIOS

Assunto: Petróleo e gás natural

O petróleo é essencialmente uma mistura de hidrocarbonetos sólidos, líquidos e gasosos que ocorre em rochas sedimentares por toda a crosta terrestre. É um líquido natural e oleoso, com cor marrom, verde, amarelada ou negra. Apresenta odor pronunciado característico e massa específica que varia entre 0,77 até 0,98 kg/L. Contém impurezas (não hidrocarbonetos) tais como água, matérias oxigenadas, sais, metais pesados, compostos sulfurados e nitrogenados. O petróleo cru ou bruto tem valor mineral. Quando refinado, fornece produtos com valor agregado.
Gás natural é um mistura de hidrocarbonetos gasosos (de C1 a C5+) contendo quantidades variáveis de não hidrocarbonetos (considerados como impurezas). É petróleo no estado gasoso na boca do poço (reservatório) isto é, à pressão atmosférica.
1) Qual é a finalidade de se refinar petróleo?
A finalidade do refino do petróleo se deve a dois objetivos.
O primeiro constitui a maioria dos casos, que é a produção de combustíveis e matérias-primas petroquímicas, isto porque a demanda por combustíveis é muito maior que outros produtos advindos do petróleo. No Brasil são produzidos em larga escala frações destinadas a GLP, gasolina, diesel, querosene e óleo combustível.
O segundo, produção de lubrificantes básicos e parafinas, de menor expressão, através da maximização de suas obtenções, estes produtos tem valores agregados maiores que os combustíveis e conferem alta rentabilidade.

2) Como são estabelecidos os processos em uma refinaria?
São estabelecidos em função dos tipos de processos necessários para se obter o máximo de aproveitamento do petróleo. Os processos são classificados em quatro grupos principais:
-Processos físicos de separação;
-Processos de conversão: térmicos e catalíticos;
-Processos de tratamento;
-Processos auxiliares;

3) Nos processos físicos de separação a natureza das

Relacionados

  • Vicente Silveira
    133132 palavras | 533 páginas
  • Informatica
    324080 palavras | 1297 páginas