Ppt midia alternativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma nova forma de comunicação
O acesso fácil é uma das principais características desses meios alternativos de comunicação.

Uma definição simples de mídia alternativa é aquela "que não é tradicional". Porém esse conceito de seu significado não é tão amplo, pois deixa de lado diferentes definições em termos de organização de notícias, operação de conteúdo produzido e relação e interação com asociedade como um todo.

Como o conceito de mídia alternativa não é tão preciso, podemos nos basear em três critérios para sua definição:
* Motivação não comercial (demonstração de interesses por idéias e não por lucros).
* O tema principal de suas publicações focaria a responsabilidade social e a expressão criativa.
* Seus publicadores se auto declararam alternativos.
Não bastassemessas definições, a mídia alternativa tem conteúdo radical politicamente, socialmente e culturalmente. Esse modelo considera não apenas as diferenças de conteúdo, mas a relação da comunicação como um processo social. A prioridade é criar audiências ativas e mobilizadas, sendo dessa forma a voz dos movimentos sociais. O objetivo é privilegiar o potencial transformador da mídia como instrumentoreflexivo e de mudança das práticas sociais.
Os diversos núcleos de produção de mídia alternativa são uma força relevante na nova forma de comunicação que vem se constituindo. Partindo da insatisfação com as mídias corporativas, que segundo alguns seriam comprometidas com os "interesses do capital", esses movimentos de esquerda visam a oferecer uma outra maneira de pensar a função transgressiva dacomunicação, sendo tudo isso feito com um aparato técnico mínimo e custos irrisórios. Seus principais veículos de comunicação são a Internet, as rádios comunitárias, jornais de baixa circulação e fanzines.
Com várias denominações diferentes, como mídia tática, mídia independente ou mídia sob demanda, essas mídias muitas vezes têm ligações com movimentos sociais de fora da rede. Apesar de já terhavido várias manifestações, o movimento das "mídias alternativas" tomou um novo vulto com o surgimento do Centro de Mídia Independente.
Outro tipo de mídia alternativa são os veículos geridos pelas próprias fontes, como a institucional, ligadas a organizações públicas ou privadas, e a legislativa,[1] ligadas aos parlamentos. Alguns dos objetivos destas são justamente a busca de alternativas aocorte editorial da mídia tradicional e o estabelecimento de uma ligação direta entre a fonte e o seu público.
A mídia alternativa é também caracterizada no âmbito publicitário como um espaço para veiculação de anúncios de publicidade e propaganda em locais inusitados e ou fora do habitual. Esses anúncios podem, também, interagir com o público.
São exemplos de mídia alternativa:
* Impressos emPapel Higiênico
* Motomídia
* Busdoor
* Bikedoor
* Motodoor
* Mídia em Metrô
* Anúncios feitos com tatuagens
* Anúncios em novas tecnologias
* E quaisquer outros que venham a estar fora do quadro comum de meios e veículos de comunicação
[editar] Mídia tática
Ver artigo principal: Mídia tática
"Embora as mídias táticas incluam mídias alternativas, nãoestamos restritos a esta categoria. De fato, nós introduzimos o termo tático para romper e ir além das rígidas dicotomias que têm restringido o pensamento nesta área por tanto tempo." (GARCIA & LOVINK, 2003)
Com sua sede em Amsterdã, na Holanda, onde ocorre a conferência Next Five Minutes (Próximos Cinco Minutos), as mídias táticas não se constituem como uma organização de produções alternativas, massim como um conceito que abarca uma série de manifestações independentes, de qualquer categoria (intelectuais, jornalísticas, estéticas etc) até mesmo offline, como teatro de rua. Vários sítios são considerados mídia tática, inclusive o CMI. A manifestação prática do Mídia Tática são os laboratórios de mídia, os Tactical Media Labs, que pretendem fomentar a formação de mídias independentes....
tracking img