PPRS DE UMA DISTRIBUIDORA DE GAZ

4935 palavras 20 páginas
SEGURANÇA DO TRABALHO – MÓDULO II – PROEJA
APOSTILA DE SOCIOLOGIA – II UNIDADE
1. O TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES
O termo trabalho pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa “instrumento de tortura”, e por muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante.
Em nossa sociedade, a produção de cada objeto envolve uma complexa rede de trabalho e de trabalhadores. Vamos tomar como exemplo o pão francês (feito de água e sal).
Essa complexidade das tarefas relacionadas à produção é uma característica da nossa sociedade. No entanto, existiram e existem outros tipos de sociedade com características diversas. Por exemplo:
* As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mas pode-se dizer que não são estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho.
* Nas sociedades tribais todos fazem quase tudo, e as atividades estão relacionadas à obtenção do que o grupo precisa para se manter.
* A organização dessas atividades caracteriza-se pela divisão das tarefas por sexo e por idade. Os instrumentos utilizados são eficazes para realizar tais tarefas.
1.1 ESCRAVIDÃO E SERVIDÃO
Nas sociedades grega e romana era a mão de obra escarava que garantia a produção suficiente para suprir as necessidades da população.
* Existiam outros trabalhadores além dos escravos, como os meeiros, os artesãos e os camponeses. No entanto, mesmo os trabalhadores livres eram explorados e oprimidos pelos senhores e proprietários.
* Nas sociedades feudais, como no mundo greco-romano, havia também aqueles que trabalhavam – os servos, os camponeses livres e os aldeões – e aqueles que viviam do trabalho dos outros, como os senhores feudais e os membros do clero.
* A terra era o principal meio de produção, e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade.
* Além de cultivar as terras à eles destinadas, os servos eram obrigados a trabalhar nas terras do senhor, bem como na

Relacionados