Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

NR 29 - Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

Aluno: Denerval Carvalhaes Junior
Professor: Tiago Foresti

Relatório


A aula dodia 10 de novembro foi ministrada pelo professor Tiago Foreste, Engenheiro de Segurança do trabalho da PORTOCEL. A NR 29 aplica-se aos trabalhadores portuários em operações tanto a bordo como emterra, assim como aos demais trabalhadores que exerçam atividades nos portos organizados e instalações portuárias de uso privativo e retroportuárias, situadas dentro ou fora da área do porto organizado.Primeiramente foi abordada a conceituação de portos, como eram os portos antigamente e como é o funcionamento dos portos atuais.
O Brasil possui 7.408 quilômetros de extensão em seu litoral e seforem computadas todas as reentrâncias chega-se à marca de 9.198 quilômetros, tendo um grande potencial para a instalação de novos portos, levando-se em conta que hoje em dia mais de 90% do comérciomundial é transportado por via marítima.
A costa brasileira contempla vario portos públicos e privados, cada um com sua competência, seus operadores portuários, empregadores, tomadores de serviço,OGMO e órgãos estaduais e federais de fiscalização. Segundo o professor Tiago, os navios estrangeiros estão isentos de cumprir qualquer lei brasileira, pois cada embarcação é considerada um país, quepossui suas próprias leis e que a Marinha do Brasil é a responsável pela fiscalização da troca de água de lastro dos navios.
O espírito santo conta com sete portos sendo eles: Porto de Regência(petróleo), Barra do Riacho (celulose), Praia Mole (produtos siderúrgicos e carvão mineral), Tubarão (minério de ferro), Vitória e Capuaba (café, cacau, soja, granito, madeira, etc.), e Ubú (minério deferro).
Em nível de curiosidade algumas nomenclaturas foram abordadas, como as partes de um navio – proa, popa, bombordo, boreste, grueiro, portaló, etc. O procedimento de atracamento dos...
tracking img