Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 34

Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval
NR aprovada pela portaria do MTE nº 200, de 20/01/2011.

Indice:
1. Objetivo e Campo de Aplicação
2. Responsabilidade
3. Capacitação e Treinamento
4. Documentação
5. Trabalho a Quente
6. Trabalho em Altura
7. Trabalho com Exposição a Radiações Ionizantes
8. Trabalho de Jateamento eHidrojateamento
9. Atividades de Pintura
10. Movimentação de carga
11. Montagem e Desmontagem de Andaimes
12. Equipamentos Portáteis
13. Instalações Elétricas Provisórias
14. Testes de Estanqueidade
15. Disposições Finais
16. Glossário

Introdução

" Quando edificares uma casa nova farás um parapeito, no eirado (terraço), para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cairdela."
Deuteronômio 22: 08
(Citado por Eng. Gian Franco)

1. Objetivo e Campo de Aplicação
Esta NR estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval, tais como navios, barcos, lanchas, plataformas fixas e flutuantes, dentre outras.

2. Responsabilidades
Cabe aoempregador garantir a implementação das medidas de segurança desta norma. É preciso designar um responsável para garantir a adoção das medidas de proteção, como a Análise preliminar de risco, a Permissão de trabalho quando necessária, e o Diálogo Diário de Segurança para que o trabalhador fique ciente das atividades que serão desenvolvidas, fornecer acesso aos trabalhadores sobre as informações dos riscosde sua atividade e suas medidas de controle.

3. Capacitação e treinamento
É considerado trabalhador qualificado e capacitado aquele que comprovar conclusão de curso para a sua atividade e registro no conselho competente. O empregador também deve implementar curso de capacitação tais como admissional, mudança de procedimento ou condições de trabalho, acidente grave ou fatal.
O treinamentobásico deve ter no mínimo 6 horas de carga horária deve falar dos riscos, condições e meio ambiente, EPI e EPC.

4. Documentação
Toda documentação prevista nesta NR deve estar à disposição da auditoria Fiscal do Trabalho, dos representantes da CIPA e dos Sindicatos e deverá ser arquivada por no mínimo 5 anos. Estes documentos são a PT e a Análise Preliminar de risco.

5. Trabalho a quenteConsidera-se trabalho a quente as atividades de soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar fontes de ignição como aquecimento, centelha ou chama. Sempre antes de iniciar o trabalho deve haver uma inspeção nos locais, deve haver programa de proteção contra incêndios, controle de fumos e contaminantes. Quando na utilização de gases, seguir as informações indicadas na FISPQ (Fichade Informação de Segurança de Produtos Químicos, nunca usar adaptadores entre o cilindro e o regulador de pressão. Os equipamentos elétricos e seus acessórios devem ser aterrados a um ponto seguro de aterramento e instalados de acordo com as instruções do fabricante.

6. Trabalho em altura
Considera-se trabalho em altura toda atividade executada em níveis diferentes, e na qual haja risco dequeda capaz de causar lesão ao trabalhador, ou seja, qualquer trabalho realizado acima de dois metros de altura do piso.
É importante ressaltar que o trabalhador precisa ser capacitado para o trabalho em altura, usar os equipamentos de segurança necessários, ter seu estado de saúde avaliado periodicamente e estar apto para esta função, planejar a execução do trabalho através da APR (AnálisePreliminar de Risco) e antes de iniciar a atividade ser emitida a PT (Permissão para o Trabalho). Efetuar e registrar a inspeção dos EPIs que serão utilizados e todos os equipamentos envolvidos no trabalho, como, escadas, rampas, passarelas, plataformas elevatórias e as cordas.

7. Trabalho com Exposição a Radiações Ionizantes
Radiografia/Gamagrafia |
A Radiografia e a Gamagrafia são técnicas...
tracking img