Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

2 REVISÃO TEÓRICA
2.1 Origem, distribuição e reservas naturais
As reservas mundiais de enxofre representam o enxofre associado ao gás natural, petróleo, sulfetos metálicos de cobre, chumbo, zinco, molibdênio e ferro, na forma de elemento nativo nos depósitos em rochas sedimentares deformadas e vizinhas a domo salinos, em depósitos vulcânicos (resultantes da sublimação de vaporessulfurosos de origem magmática) e arenitos betuminosos.
Na forma de sulfatos (gipsita e anidrita) os recursos são abundantes, podendo ser obtidos através de processo industrial. Cerca de 600 bilhões de toneladas estão quantificados em carvão, folhelhos pirobetuminosos e xistos ricos em matéria orgânica, mas ainda são antieconômicos, à exceção do Brasil.
No Brasil, as reservas oficiais são deenxofre contido nos sulfetos de zinco em Paracatu (MG), Morro Agudo (MG) e nos sulfetos de cobre, cobalto e níquel de Fortaleza de Minas (MG). Ainda, são conhecidos recursos de 3,6 milhões de toneladas de enxofre nativo em depósitos sedimentares no Estado de Sergipe e 48 milhões de toneladas de enxofre, presentes nos folhelhos pirobetuminosos da Formação Iratí, na Bacia do Paraná, que abrange osEstados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. 

2.2 Estado natural e propriedades
2.3 Indústrias do enxofre
O enxofre possui uma grande diversidade de usos, destacando-se a produção de ácido sulfúrico, na indústria da borracha e na produção de SO2. No entanto, o principal uso do enxofre é na indústria de fertilizantes.
Aproximadamente 80% do enxofre produzido no mundosão consumidos na fabricação de acido sulfúrico e sua grande importância deve-se ao fato de ser empregado em quase todos os ramos industriais, como na fabricação de fertilizantes, de ácidos e sais minerais, de corantes, inseticidas, na metalurgia, no refino de petróleo, como catalisador em numerosas indústrias de produtos orgânicos, na indústria de papel e celulose e na indústria petroquímica.
Naindústria da borracha, o enxofre passou a ser utilizado no processo de vulcanização, melhorando drasticamente a qualidade desse material e tendo muita importância na indústria automobilística, com relação à resistência dos pneus. Os processos de obtenção de enxofre dependem de sua origem e podem, resumidamente, ser assim classificados:
No cenário internacional, os maiores produtores são: EUA(16%), Canadá (15,1%), Rússia (10,9%) e China (9,7%). Quanto às reservas pode-se afirmar que apesar das reservas brasileiras representarem 1,2% do total e superior às do Japão (0,4%) e França (0,5%), sua produção ainda é pouco relevante no contexto mundial. Com relação à produção mundial o Brasil participou com 0,7%, Japão com 5,4% e França com 1,7%, respectivamente.

A produção de enxofre noBrasil é insuficiente para abastecer o mercado interno: em média, o país produz cerca de 18% de sua necessidade. O enxofre produzido no Brasil provém de três fontes: folhelho pirobetuminoso, beneficiamento do petróleo e processo de ustulação de sulfetos metálicos.

2.4 Processos de obtenção do enxofre
2.4.1 Refino de petróleo

Com o emprego do processo Klaus faz-se a transformação do H2S emenxofre elementar, com o auxílio de um catalisador aquecido em determinada temperatura. Processo similar é usado para a recuperação de enxofre de gás natural e de coquerias. O processo consiste basicamente de duas etapas em série: uma térmica e outra catalítica. Na etapa térmica, o gás sulfeto de hidrogênio carregado reage em uma combustão estequiométrica a temperaturas acima de 850 °C, e enxofreelementar se precipita.

2 H2S + 3 O2 → 2 SO2 + 2 H2O

2 H2S + SO2 → 3 S + 2 H2O

A reação de Klaus continua na etapa catalítica com óxido de alumínio (III) ou titânio (IV), e serve para aumentar o rendimento de enxofre. Mais sulfeto de hidrogênio (H2S) reage com o SO2 formado durante a combustão no forno de reação na reação Klaus e resulta em enxofre elementar gasoso. Usando dois estágios...
tracking img