Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
(Base)
MARÇO 2012


INTRODUÇÃO

Por solicitação da Empresa, Antunes Metalúrgica Ltda., realizamos levantamento de dados para PPRA base 2012 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conforme estabelece a Portaria n.o 25, de 29/12/94.

|INFORMAÇÕES SOBRE O PPRA|

O PPRA tem por objetivo promover a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir nos locais de trabalho, tendo em consideração a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
A REAVALIAÇÃO tem o objetivo de simplificar oconjunto das principais etapas relativas ao gerenciamento dos riscos ambientais que possam afetar a saúde e a integridade física dos funcionários, bem como apresentar e documentar o conteúdo do PPRA, em seu âmbito geral.

a) Responsabilidade da Empresa

É intenção desta Empresa estar em conformidade com todas as leis relativas à segurança e saúde no trabalho, bem como à proteção do meioambiente e dos recursos naturais.
A segurança e a saúde pessoal de cada empregado desta empresa é de importância fundamental. A prevenção de danos ou doenças ocupacionais é de tal importância que será dada precedência sobre a produtividade, sempre que necessário.
Na maior extensão possível, a administração irá proporcionar todas as atividades mecânicas e físicas necessárias para a segurança e saúdedas pessoas que trabalham na empresa, observando-se os mais elevados padrões.
Nosso programa de prevenção de riscos ambientais irá incluir:
• Providências quanto à eliminação ou minimização na maior extensão possível dos riscos ambientais.
• Condução de inspeções periódicas para encontrar, eliminar e controlar riscos à saúde e segurança, assim como condições e práticas de trabalho inseguras,para estar completamente em conformidade com a lei.
• Treinamento para todos os empregados em boas práticas de saúde e segurança.
• Desenvolvimento e execução de regras de saúde e segurança, e a exigência que os empregados cooperem no cumprimento dessas regras como condição de emprego.
• Investigação imediata e completa de todo acidente ou doença ocupacional para encontrar a causa ecorrigir o problema de forma que não ocorra novamente.
• Participação dos empregados no reconhecimento dos riscos e proposição de medidas preventivas.
Providenciar a elaboração e efetiva implantação do programa, custeá-lo e garantir que se cumpra;
Apresentar e discutir o documento-base do PPRA, suas alterações e complementações na CIPA, sendo sua cópia ao livro de ata desta comissão.
Deixardisponível o documento-base, suas alterações e complementações de modo a proporcionar o imediato acesso das autoridades competentes;
Indicar claramente no cronograma, previsto na estrutura do programa, os prazos para o desenvolvimento e cumprimento das metas do PPRA;
Dar ciência aos trabalhadores, de maneira apropriada e suficiente, sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais detrabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos garantindo a proteção de sua integridade física e de sua saúde;
Caso ocorram riscos ambientais que coloquem em situação de grave iminente risco um ou mais trabalhadores, garantir que estes possam interromper as suas atividades, comunicando, de imediato, o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências.

b)Aos Trabalhadores:

Colaborar e participar na implementação e execução do PPRA;
Acatar e atender as orientações recebidas nos treinamentos recomendados pelo PPRA;
Informar à chefia imediata todas as ocorrências que a seu julgamento possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.
Relatar fatores ou situações que considerar de risco ao seu supervisor ou gerente.
Relatar acidentes ocorridos...
tracking img