Ppra de uma padaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA registra as condições ambientais e atividade exercidas nos locais de trabalho e, articulado com o PCMSO e outros programas, visa atender à legislação trabalhista e fornecer condições para que a empresa (NOME DA EMPRESA) possa agir preventivamente, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos ambientais, osfatores ergonômicos e outros riscos presentes no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção dos trabalhadores e do meio ambiente.

A Portaria no 25, de 29/12/1994 (Lei no 6514, de 22 de dezembro de 1994), aprova o texto da Norma Regulamentadora - NR 09 que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implantação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitamtrabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.
COMO ELABORAR UM PPRA
2. OBJETIVO

O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa, no campo da preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, estando articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, e tem por objetivo a prevenção da saúde e da integridadefísica dos trabalhadores,, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

3. METAS E PRIORIDADES

As metas e as prioridades são as descritas a seguir:

3.1. Metas

Desenvolver uma ampla avaliação qualitativa nos locais de trabalho, e caracterizar a exposição da cada trabalhador;

Reduzir os níveis de concentração ou intensidade dos agentes ambientais a valoresequivalentes aos níveis de ação num prazo a avaliar.

3.2. Prioridades

Após a constatação de situações de riscos, nas fases de antecipação, reconhecimento e avaliação, ou na implantação de medidas de controle, definem-se prioridades para implantação destas fases.
4. DEFINIÇÕES DE RISCOS AMBIEMTAIS

ð Descrever as definições dos riscos ambientais conforme a NR 9.

De acordo com o item 9.15da NR-09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais são considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

* Natureza: origem do agente causador de doença ou acidente de trabalho;

* Concentração:grau de concentração do agente causador de doença ou acidente de trabalho;

* Intensidade: capacidade de força que o agente causador de doença ou acidente de trabalho tem ao atingir o trabalhador no seu ambiente de trabalho;

* Tempo de exposição: o tempo que o trabalhador ficou exposto ao agente causador de doença ou acidente no ambiente de trabalho.

a) Riscos Físicos: Consideram-se agentesde risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. (São aqueles gerados por máquinas e condições físicas características do local de trabalho).

b) Riscos Químicos: Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que estão presentes no ambiente de trabalho e que possam penetrar no organismo do trabalhador.

c) RiscosBiológicos: Consideram-se como agentes de risco biológico aqueles causados por microorganismos, “organismos vivos presentes no ambiente”, com exceção do receptor (vermes parasitas, animais peçonhentos, répteis venenos, animais marinhos venenosos) como bactérias, fungos, vírus e outros).

5. DEFINIÇÕES DAS RESPONSABILIDADES

ð Descrever as definições das responsabilidades do empregador e empregados6.1. Empregador:

O empregador é o responsável por estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa.

Informar aos trabalhadores sobre os riscos ambientais e meios disponíveis de proteção.

6.2. Trabalhadores:

Os trabalhadores têm como responsabilidade colaborar e participar na implantação e execução do PPRA.
Seguir as orientações...
tracking img