Ppra de topografo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PPRA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS











UBERABA 2013 a 2014
INDICE:

INTRODUÇÃO _____________________________ 03

OBJETIVO ________________________________ 04

EMPRESA ________________________________ 05

METAS ___________________________________ 06

CRITERIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO DO
PPRA ____________________________________ 07

PRIORIDADES____________________________ 08

ESTRUTURA DO PPRA _____________________ 09

FUNÇÃO _________________________________ 10

RISCOS __________________________________ 11

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
EPI ______________________________________ 12

CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS RISCOS ___ 13

REGISTROS ______________________________ 14

CRONOGRAMA ___________________________ 15RECOMENDAÇÕES GERAIS ________________ 16

DISPOSIÇÕES FINAIS ______________________ 17








INTRODUÇÃO


O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) é descrito na norma regulamentadora NR-09 através das portarias n° 3.214 de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho, descrita na portaria n° 25 de 29 de dezembro de 1994, o PPRA visa a preservação da saúde e integridadefísica do trabalhador, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Tem a finalidade de estabelecer os princípios básicos para avaliação dos riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.OBJETIVO


O PPRA deve gerar uma metodologia de ação que garantirá a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, no que se refere aos riscos dos ambientes de trabalho.
Como objetivos de um laudo PPRA, podemos destacar a avaliação e o controle dos riscos ambientais evidenciados nos locais de trabalho. Podemos mencionar três fatoresfundamentais para a prevenção coletiva dos locais de trabalho:

1º) Reconhecimento – Reconhecer os agentes ambientais que possam afetar a saúde dos trabalhadores, distinguindo os produtos envolvidos no processo, os métodos de trabalho, layout das instalações, número de trabalhadores expostos e demais atividades laborais.

2º) Avaliação – Nesta etapa realiza-se a avaliação qualitativa equantitativa dos agentes ambientais existentes nos referidos postos de trabalho.

3º) Controle – Após as fases anteriores, esta tem o papel de sugerir e adotar medidas que visem a supressão ou minimização do risco presente no ambiente de trabalho. O objetivo é manter todos os agentes ambientais sob controle, monitorando resultados periódicos e ações complementares, visando a perfeita integração entrehomem e seu ambiente de trabalho.









EMPRESA


As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle. É parte integrante do conjunto mais amplo dasiniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.


























METAS


Cumprir as etapas básicas determinadas pela NR-9, a saber:
1) Antecipar e reconhecer os riscos ambientais.
• Foirealizado e encontra-se anexado ao presente trabalho.
2) Estabelecer as prioridades e metas da avaliação e controle.
• O Cronograma sugere prioridades, metas e formas de controle e de envolvimento com os vários níveis hierárquicos em contato direto com os riscos levantados.
3) Avaliar os riscos e a exposição dos trabalhadores
• Os riscos ambientais e a exposição aos servidores já foram avaliados....
tracking img