Pppem por blocos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS – HISTÓRIA


1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA


A História enquanto disciplina escolar pretende possibilitar ao aluno a ampliação dos estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para reflexão sobre as possibilidades de mudanças e necessidades de continuidade.

A História é construída no espaço e notempo, que se modificam a partir do trabalho do homem, e a interferência do seu trabalho no meio pode nem sempre estar voltada para o interesse da coletividade. A história é um conhecimento construído e em constante construção. Isso significa que a produção da História não resulta do desenvolvimento de um método que esgote o que há de se saber sobre os objetos do passado, mas sim de sucessivasperguntas que as diferentes gerações fazem ao mesmo, com novos métodos de pesquisa e novas concepções teóricas, tornando o saber passível de novas interpretações.
Compreender como a sociedade se organiza e tece suas engrenagens, o significado de direitos e deveres, a relação macroeconômica, que os fatos determinam a vida dos povos e das nações é fundamental para o educando. A prática social doshomens constrói e reconstrói o espaço e organiza de forma diferenciada a vida na cidade e a vida no campo expondo as contradições que as relações de produção determinam. As formas organizativas como classes, os grupos populares e minorias se organizam e podem redefinir seus direitos à cidadania e a igualdade social.
Conhecer a História facilita a compreensão de que a intervenção do homem narealidade produz transformações nas relações sociais, políticas e econômicas. Só dessa forma o aluno poderá assumir a sua condição de sujeito histórico e participar das transformações da realidade atual.
O compromisso da História é com uma prática transformadora da realidade social. Portanto, o fazer pedagógico da História pretende conscientizar o aluno da realidade que o cerca nasmúltiplas dimensões, oferecendo aos alunos explicações sobre os problemas sociais, para que a partir destas eles possam tomar decisões. Com isso, torna-se possível a formação de um cidadão crítico, consciente de seu potencial como sujeito atuante de sua realidade.

Desta forma, a História busca contribuir para a formação da identidade do aluno, pois ao estudar e compreender a sua História e conhecer opassado de sua sociedade, poderá compreender os comportamentos sociais, os problemas e os limites de sua sociedade.

“A finalidade da História é a busca da superação das carências humanas fundamentada por meio de um conhecimento constituído por interpretações históricas.(...) Já a finalidade do ensino da História é a formação de um pensamento histórico a partir da produção do conhecimento.esse conhecimento é provisório, configurado pela consciência histórica dos sujeitos”.(DCEs, 2008,p.47)


Assim, definimos a importância do conhecimento histórico como elemento fundamental para a compreensão social. È por isso que a História desempenha papel relevante na formação da cidadania, possibilitando uma visão reflexiva sobre a pessoas enquanto indivíduo e também elemento de um grupo.Somente neste momento conseguiremos formar jovens que respeitem e compreendam a importância do outro na sociedade.
Segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica,

“... a História tem como objeto de estudo os processos históricos relativos às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a respectiva significação atribuída pelos sujeitos, tendo ou não consciência dessas ações.As relações humanas produzidas por essas ações podem ser definidas como estruturas sócio-históricos, ou seja, são as formas de agir, pensar, sentir, representar, imaginar, instituir e de se relacionar social, cultural e politicamente.”

Desta forma, o ensino de História tem por objetivo dialogar com o mundo em que vive, com problemas e desafios, ao mesmo tempo em que se reconstrói as...
tracking img