Ppp e a democrácia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º ENCONTRO
PRÓ-LETRAMENTO-ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM.
RELATÓRIO
FASCÍCULO 1: CAPACIDADES LINGUÍSTICAS:ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
TUTORA : ELISÂNGELA ANUNCIAÇÃO OLIVEIRA
CARGA HORÁRIA: 08:00 HORAS
CIDADE: GAMELEIRAS –MG.
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL.
TURMA : ÚNICA.
DATA: 08/08/2012 E 09/08/2012
Nº PREVISTO DE CURSISTAS: 09 .
Em uma das salas da Escola Municipal Izídio Joséde Oliveira, localizada no Distrito de Jacu das Piranhas Município de Gameleiras-MG. Nos dias 08/08/2012 e 09/08/2012 ás 18:00hs, eu Elisângela Anunciaçâo Oliveira tutora de linguagem introduzir o Pró-Letramento para 09 (nove) professoras cursistas,onde iniciamos com abertura,com boas vindas ,apresentei o curso com uma discussão das propostas de trabalho e das regras que se encontra no guiado curso;discussão da organização dos encontros,formato de relatório e das atividades a serem desenvolvidas, lembrando as cursistas que as mesmas passariam a submeter ao compromisso de seguir regras desta instituição;obrigatoriedade de participar dos encontros e realizar os trabalhos propostos; frequência de 80% sempre justificando quando precisar faltar o que deve corresponder a menos de20% paraobter aprovação e certificação.
Apresentamos uma reflexão em slide (Gaiolas e Asas) refletimos sobre a importância do trabalhar em grupo, a interação que devem ter entre componentes. Prosseguimos o referido encontro com uma reflexão como devemos portar enquanto educadores, as dificuldades que enfrentamos diariamente e vários outros aspectos que envolvem o “ser educador”. Algumas professorasfalaram sobre as dificuldades que enfrentam e o que estão fazendo para tentar superá-las.Continuamos o estudo do fascículo-1.
Pressupostos da aprendizagem e do ensino da alfabetização e letramento, com debates e reflexões. Dividimos em equipe para o estudo das capacidades linguísticas. Eixo1: Compreensão e valorização da cultura escrita. Eixo2Apropriação do sistema de escrita. Eixo3 Leitura, foramfeitas diversas discussões e análise das capacidades. Encerrou-se às 22:00 hs o primeiro encontro com uma mensagem (silêncio e palavras) .





















2º ENCONTRO
PRÓ-LETRAMENTO-ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM.
RELATÓRIO
FASCÍCULO 1: CAPACIDADES LINGUÍSTICAS:ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
TUTORA : ELISÂNGELA ANUNCIAÇÃO OLIVEIRA
CARGA HORÁRIA: 08:00 HORAS
CIDADE: GAMELEIRAS –MG.
PÚBLICO ALVO:PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL.
TURMA : ÚNICA.
DATA: 16/08/2012 E17/08/2012.

Nº PREVISTO DE CURSISTAS: 09 .

Às 18:00hs, retomamos o fascículo 1. Capacidades Linguistícas. EIXO1.Eixo2.Eixo3, neste encontro foram feitas diversas atividades e reflexões de forma que pudesse tirar o máximo dedúvidas possíveis dentro do que –se entende da nova proposta de trabalho.Pensando dessa forma, concluímos que é interessante trabalhar com o grupo os diferentes processos de aprendizagem..Além disso visualizou-se que é preciso entender como acontece a aprendizagem para se adequar e buscar uma nova prática para ensinar,e que foram discutidas pelas cursistas que devemos levar a criança a circular portodos de modo a atendê-las,significando assim o processo de alfabetização.Utilizamos o poema “Aula de Português” de Carlos de Drummond de Andrade como ponto de partida para nossos estudos.Foi perceptível que este poema suscitou nas cursistas profunda reflexão sobre o ensino da língua, seja oral ou escrita.Para as mesmas foram repassados questionamentos como:
· O que é linguagem?
· Qual é a suacompreensão sobre linguagem escrita?
· Quando se alfabetiza, o que ensina?Em seguida houve comentários, havendo trocas de experiências e de conhecimentos. Para complementar e abranger as concepções de alfabetização e letramento, foi passado o vídeo “ Salto para o futuro” com entrevista com a especialista em estudos lingüísticos Magda Soares .” O poema o que é letramento”? De Kate.M.Chong,...
tracking img