Ppp a aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER –PEDAGOGIA











RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - PRODUÇÃO DE TEXTO








VENÂNCIO AIRES
2011




FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA








RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL PRODUÇÃO DE TEXTOS













VENÂNCIO AIRES
2011




1- INTRODUÇÃONosso presente relatório de Pesquisa e Prática Profissional - Produção de textos teve por objetivo saber a forma com que os professores da escola de Ensino Fundamental em que foi realizada a pesquisa, conduzem os planejamentos e planos de aula, a metodologia por eles usada e a importância dos mesmos na vida escolar das crianças ali matriculadas.
Percebemos com as entrevistas ecomentários da pedagoga e professoras a grande importância de ter a mãos um bom planejamento e plano de aula, que deve ser relacionado com a cultura de cada educando, com as dificuldades e especificidades de cada um, sempre tendo como base o dialogo entre todos os docentes a entidade escolar.
Com a ajuda dos livros e textos bases que recebemos no período do estudo desta unidade temática deaprendizagem, podemos fundamentar as idéias e saberes que nos foram colocados pelos entrevistados, e também a nossa presença dentro da escola, onde tiramos as informações necessárias para a realização do trabalho aqui exposto.
Fizemos um breve texto onde fundamentamos com base no livro, as concepções e importância do planejamento e plano de aula em relação ao ensino aprendizagem do educando, paraentão entender melhor seu significado e relevância para então prosseguir o trabalho com relato dos docentes.
Relatamos os dados administrativos da escola, como local, horários, número de alunos, professores e sua formação. Para em seguida seguir com a pesquisa, onde descrevemos em nosso texto a entrevista com a pedagoga responsável pela escola, alguns dos professores, onde esses nosexpuseram como formam o planejamento dentro da escola, quem aprova e participa desse planejamento e planos de aula, também com base em que concluem os planos de aula que são administrados em suas turmas.












2. LINGUAGEM
A linguagem escrita é uma criação do homem e existe apenas em parte das sociedades humanas, diferente da linguagem oral que é adquirida naturalmentepelas crianças nos primeiros anos de vida, para aprender a ler e a escrever, é necessário um esforço social geralmente, através de escolarização formal.
Do ponto de vista da Lingüística, as variações de linguagem estão relacionadas a três tipos de fatores: geográficos, sociais e socioculturais e de contexto. As pessoas costumam se divertir comparando as variedades lingüísticas próprias de cadaregião do Brasil, pois o País possui um repertório verbal riquíssimo.
A norma padrão é o domínio de uso da linguagem, adequada para ambiente, usando uma linguagem coloquial em momentos cotidianos e uma linguagem formal nos momentos em que se exige o uso da norma culta.
Já na linguagem oral e escrita, temos diferenças:
Fala: altamente contextualizada e interativa, reaçõesverbais e não verbais, há hesitações, pausas e redundâncias, reformulação e verificação constantes.
Escrita: deve criar seu contexto, interação limitada, recursos não verbais limitados ao suporte (imagens), o texto pode prever reações, mas não tem como confirmá-las, espera-se maior estruturação da linguagem.
São sete os fatores responsáveis pela realização de um texto. Esses sete fatoressão divididos em dois grupos, o primeiro constituído por fatores pragmáticos: informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade. O segundo grupo é constituído por fatores centrados no texto: a coerência e a coesão. Podemos pensar o primeiro grupo com sendo de ordem externa ao texto, mais relacionado ao contexto interacional; o segundo, de ordem interna,...
tracking img