Ppp da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF MARIA LUNGA MOREIRA

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO
PPP

TURURU - 2012

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar,verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)

SUMÁRIO
 
1. Identificação
2. Apresentação
3. Justificativa
4. Objetivos
5. Contextualização Escolar
6. Proposta Pedagógica
6.1. Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental
6.2. Educação de Jovens e Adultos
6.3. Ensino Especial
6.4. Proposta Pedagógica da Educação Infantil7. Projetos e ações executados pela Escola

1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

1.1. Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lunga Moreira.

1.2. CNPJ Nº: 01964.344/000183

1.3. Endereço: Av. Joaquim Barbosa Filho, s/n, Cemoaba.

1.4. Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Tururu.

1.5. Localização: Rural.

1.6. Membros do núcleo gestor
Diretora:Janiele de Moura.
Coordenadores pedagógicos: Felipe Barbosa Morais e Francisco Evandro Barbosa do Nascimento.
   Secretária Escolar: Antonia Cristina Barbosa dos Santos
Secretária Administrativa: Marília Barbosa Lima

1.7.Níveis e modalidades de ensino ministradas na escola:
Educação Infantil: Infantil V.
Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano.
Educação de Jovens e Adultos

2.APRESENTAÇÃO

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lunga Moreira, resultou dos esforços em conjunto de sua comunidade escolar, envolvendo todos os agentes do processo ensino aprendizagem, sendo construído de forma participativa, conciliando as atividades constantes deste projeto, buscando estreitar as relações de integração entre os membros da comunidadeescolar, reestruturando dessa forma a ação educativa da escola.

O projeto tem como objetivo mostrar a realidade da escola que temos, almejando alcançar a realidade que queremos, através de ações que busquem garantir uma nova forma de gestão escolar.

Este projeto é um documento que configura a identidade desta Unidade Escolar com medidas que definem os pressupostos, as finalidades educativas eas diretrizes gerais da proposta pedagógica da instituição. Na verdade, o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, para se atingir os objetivos preestabelecidos. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma grande realização.

Este projeto surgiu da necessidade de sistematizar asações desenvolvidas pela escola a partir de uma tomada de decisões coletivas, tendo em vista que a instituição ainda não dispunha de um Projeto Político Pedagógico. As ações de cunho administrativo, financeiro e pedagógico até então eram realizadas de forma aleatória e este projeto se apresenta dentro de uma nova linha de ação das atividades didático-pedagógicas e administrativas para 2012-2016.A linha pedagógica adotada pauta-se nos princípios progressistas, com o intuito de levar o educando a tornar-se sujeito de sua própria história, tornando-se um agente crítico diante da complexidade e conflitos que margeiam a sociedade, auto-realizando-se através do exercício pleno da democracia e cidadania, tendo como parâmetros a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Portanto, o Projeto Político pedagógico de nossa escola representa um desafio para todos nós, pois temos a certeza que não basta apenas à simpatia por uma tendência pedagógica, mas é necessário, sobretudo, o início da construção de uma nova prática e é isso que estamos buscando.

Somos conscientes também que um Projeto Político Pedagógico não se...
tracking img