Ppp da escola e. joão vieira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

GESTORA: MARIA DIVINA BENTO FIGUEIREDO DA

SILVA

COARI/AM

2011

“O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia dos seus agentes, da ousadia da escola em assumir-se como tal, partindo da ‘cara’ que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço, isto é, o contextohistórico em que ele se insere”.

Moacir Gadotti.

SUMÁRIO
Apresentação
1. Dados de Identificação
2. Histórico da Escola
3. Justificativa
4. Filosofia
4.1 Missão
4.2 Visão
4.3 Valores
5. Objetivos
5.1 Objetivo Geral
5.2 Objetivos Específicos
6. Fundamentos
6.1 Ético-Político
6.2 Epistemológico
6.3 Didático - Pedagógico
7. Diagnóstico da Escola1. Estrutura Administrativa
7.1.1 Recursos Humanos
7.1.2 Aspecto Físico
7.1.3 Recursos Materiais
7.2 Levantamento Sócio - Econômico e Cultural
7.2.1 Perfil dos alunos
7.2.2 Perfil da equipe (gestão, administrativo e pedagógico)
7.2.3 Perfil da comunidade
7.3 Aspecto Pedagógico
7.3.1 Conteúdo Programático
7.3.2Metodologia/Planejamento
7.3.3 Recurso Didático – Pedagógico
7.3.4 Avaliação (sistema, formas e instrumentos)
7.3.5 Índice de Aprovação
7.3.6 Índice de Evasão e Repetência
8. Ações viáveis para alcançar os objetivos
9. Avaliação da execução do Projeto
Referências
Anexos

APRESENTAÇÃO

O projeto Político Pedagógico da Escola Estadual JoãoVieira busca resgatar sugestões teóricas e/ou metodológicas que fortaleçam as relações entre a escola, comunidade e o sistema de ensino, no sentido reconstruir o processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio.
Assim, a escola deixa de ser um espaço de “reprodução mecanicista”, para se tornar um espaço de relações mais fortes entre escola e comunidade, tendo como maior interessea reconstrução de uma escola inclusiva, onde todos possam ser libertos e possam ter liberdade de expressão, reflexões e fazer do indivíduo um ser pensante, autocrítico e construtor de sua própria história e conhecimento.
A escola e a comunidade devem se unir no sentido de refletir, planejar, debater as questões em pauta, com relação ao processo ensino-aprendizagem de forma maisdemocrática, e com isso, tendo uma ação participativa na gestão dos pais quanto ao currículo estudado pelos alunos.
Vale ressaltar que currículos, planejamento e livros didáticos são preparados por um pequeno grupo de classe de interesses diferentes, isso faz com que a realidade da escola, não seja levada em consideração. Raramente se faz algum questionamento ou avaliação nesse sentido.
Aescola continua reproduzindo o interesse de um pequeno grupo de privilegiados, que dominam e direcionam um grande número da massa populacional oprimida.
Portanto, o objetivo deste Projeto Político Pedagógico é desenvolver um trabalho educativo, fazendo com que todos os alunos dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem de desenvolverem plenamente seu papel de cidadão, de formacrítica, atuante e participativa no seio da sociedade.
Todo indivíduo tem direito à educação conforme a Nova LBD9394/96 em seu art. 4° Pois, a educação é caminho que integra com o meio social. Portanto, deve ser respeitado, independentemente da classe social, cor raça ou credo que pertence das dificuldades ou deficiência de aprendizagem que o apresente.
As oportunidades são igualitáriase devem ser mantidas, para que o indivíduo possa desenvolver seu potencial.
O Projeto Político Pedagógico desta escola será um documento orientador da ação da escola, onde estar registrado suas metas a serem atingidas, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas, já definia desta forma J. C. LIBÂNIO:...
tracking img