PPI4 ADM FIN

2463 palavras 10 páginas
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

FACULDADE SUMARÉ

CURSO CIÊNCIAS CONTABEIS

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

2014

ROBERTO REINHARDT JR RA 1222725

ODIRLEY GOMES CAVALCANTI RA 1222935

WILLIAM DOS SANTOS MATOS RA 1223416

EDCARLOS B. DOS SANTOS RA 1222804

DIOGO PINTO DA SILVA RA 1122267

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do planejamento financeiro nas organizações como ferramenta necessária ao crescimento, fortalecimento e existência. Ao estipular os objetivos da empresa, o gestor traça metas que deverão ser seguidas para que não faltem recursos para a realização das operações. O planejamento define as linhas de investimento e financiamento da empresa.
Dentre os temas abordados no trabalho, encontram-se além dos conceitos, a função do planejamento financeiro, os modelos e estruturas do planejamento, previsão de venda, planejamento do lucro, planejamento estratégico empresarial, modelo de planejamento estratégico e o orçamento de caixa.

A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para o sucesso almejado.

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Na idade Média, segundo Iudícibus e Marion (2002), o marco do pensamento científico da Contabilidade foi à primeira literatura contábil relevante pelo Frei Luca Paccioli em 1494, consolidando o método das partidas dobradas, expressamente a causa efeito do fenômeno patrimonial com os termos débito e crédito, permanecendo inalterado até os dias de hoje, atualmente com as duas grandes revoluções industriais e com a grande evolução tecnológica, a contabilidade evoluiu de forma a proporcionar ao profissional diversas áreas de atuação, sendo uma delas a contabilidade gerencial.

A prática do orçamento é tão antiga quanto os homens, segundo Lunkes (2007), na

Relacionados