Ppi - valor de mercado x valor da marca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO PRÁTICO INTERDISCIPLINAR

VALOR DA EMPRESA E VALOR DA MARCA. UMA APLICAÇÃO DOS MÓDULOS DE CAIXA DESCONTADO.

Faculdade Metropolitana da Grande Recife
Gestão Financeira – 1º Período – 2012.1
Alunos: Charlene Neves / EdjaneSantiago / Elenice Maria / HayssaMarrye / Josivane Miguel / Leandro Urbano / Sabrina Gomes e Silvaneide Borges.
Professores: Augusto Dornelas e Odilon Saturnino.INTRODUÇÃO

Qual o valor de uma empresa? Hoje em dia esta é uma pergunta bastante feita no mercado para quem quer investir, comprar, vender, fundir empresas etc... para saber realmente o valor de uma empresa sem se basear somente no que ela possui de bens ou no que ela lucra, temos que verificar várias variáveis como o valor contábil do ativo que ela possui, a capacidade que ela possui degerar lucros, saber a sua rentabilidade etc. assim podemos ter uma noção de quanto ela vale.A rentabilidade de uma empresa nós não temos como medir na exata aquisição da empresa, teremos que utilizar alguns métodos para calcularmos este valor tais como:Projetar uma possível rentabilidade nos baseando nas expectativas de vendas futuras das mercadorias e/ou serviços, custos da empresa já adquiridos e/oua ser em curto prazo, despesas fixas a curto e longo prazo, investimentos realizados, financiamentos adquiridos, inflação esperada, juros do mercado, impostos e outros dados, pois todos estes dados citados e mais alguns outros influenciam no valor de mercado de uma empresa pois serão de certa forma entradas e saídas de valores da empresa já adquiridos ou obrigatório.
Utilizar os históricos dosdividendos pagos com o seu crescimento histórico como variáveis na definição financeira do valor (este método é bastante simplificado e o risco de uma avaliação totalmente irreal é bastante grande).
Utilizar os índices como o PREÇO/LUCRO (P/L), esta também é uma avaliação bastante imprecisa porque considera basicamente os dados do passado, o que não tem como nos garantir ou visualizar mesmo que emuma perspectiva o futuro.
Respondendo à pergunta inicial do texto sobre “qual o valor de uma empresa?”, concluímos que calcular o valor exato é impossível, pois dependemos do presente (caso dos bens da empresa) como também do futuro (pois temos que saber o que a empresa tem de obrigações a pagar no futuro), mas podemos projetar um valor estimado dentro de uma faixa de valores que esperamos sejauma aproximação tecnicamente confiável por um dos métodos aplicados acima considerando a ciência que temos utilizado, para nós, o 1º método seria mais confiável, se aproximaria com melhor e maior exatidão do que teríamos no futuro de lucro (ativo-passivo).

A MARCA de um empresa é a imagem dele perante os consumidores, serve para identificar os seus serviços prestados ou produtos fabricadose/ou comercializados, principalmente para diferenciá-los dos seus concorrentes, tendo uma marca conhecida, confiável, de qualidade, a empresa pode ter um preço diferenciado no mercado, um pouco maior, pois passará confiança e credibilidade ao consumidor, ele saberá que está comprando um produto de qualidade.

Qual o valor de uma MARCA? O valor de uma marca é imensurável, pois é um bem intangível, amarca em muitas empresas é o bem mais valioso dela, vale mais que os seus patrimônios, ex. Coca-Cola, Ferrari, Microsoft, Mercedes, McDonald’s e outras que o seu patrimônio não chegam a 20% do valor da marca.O valor da MARCA vale o quando essa marca representa na mente do consumidor, o quanto ela consegue influenciar positivamente na decisão da compra, o quanto ela passa de credibilidade econfiança ao consumidor tornando-o fiel aos seus produtos e/ou serviços.
Alguns estudiosos dizem que a MARCA é o grande capital de uma empresa, para os consumidores a MARCA é parte vital no processo de escolha de uma compra, se é uma MARCA conhecida por sua credibilidade ela com certeza será um ponto crucial na escolha da compra, mesmo que em alguns casos os preços sejam acima dos concorrentes com...
tracking img