Ppi igrejas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto depesquisa

O tema igreja tem por finalidade investigar a história da igreja, a qual nosso grupoescolheu como fonte de pesquisa onde iremos sair em campo para buscarinformações sobre a sua origem, sua arquitetura interior e exterior, suasesculturas, os artistas envolvidos na sua construção sob a visão semiótica e apartir dessa investigação procuraremos conhecer qual a contribuição queestasobras exercem ou possam exercer no trabalho em artes na sala de aula.
Formulação do problema

A pesquisa em pauta não se fundamenta nos aspectos religiosos ou em crenças,muito menos na fé predominante religiosa, e sim nos significado do patrimôniocultural e artístico que está igreja nos revelará.

Contudo,a questão predominante é identificar se a arte das igrejas e utilizadanosconteúdos e de que forma são trabalhadas nas aulas de artes das escolas.
Elaboração de Hipótese

A intenção da pesquisa é saber se as instituições e os professores têmconhecimento sobre a catedral da sé e de que forma utilizam e abordam o tema emsuas aulas de artes.
Revisão de literatura

Embora não haja muitos recursos para este tema no Parâmetro Curricular Nacionalde Artes ( Brasília : MEC /SEF,1998.) expressa que o aluno precisa “ freqüentar e saber utilizar as fontes de documentação de arte,valorizando os modos de preservação, conservação e restauração dos acervos dasimagens e objetos presentes em variados meios culturais.”
Justificativa

Quando se menciona Igreja logo vem à mente das pessoas que o assunto queserá abordado irá tratar de crença ou fé, porque a palavra igreja vemrotuladaa estes valores para muitos, mas sabemos que as instituições de ensino devemser laicas neste quesito, devendo respeitar a crenças e a fé individualidadecada um.

Sabemos que o mundo dacultura é criação humana, e as igrejas regionais de São Paulo, assim como asarquiteturas de São Paulo, músicas de São Paulo, trabalhos artísticos no metrôPaulistano, mercado municipal, os museus de São Paulo,a pinacoteca e as artesde rua, são patrimônios culturais constituídos e que devem ser assuntosmencionados com exatidão para que sejam compreendidos e apreciados como artesobre toda a esfera educacional e social, só não podemos afirmar ainda queestes temas são usados nas escolas devido ainda não temos realizado a pesquisaem campo.

Porém são temas bem interessantes e que contribuem para aeducação.

Asigrejas ostentam monumentos esculturais e arquitetônicos que são verdadeirasobras prima de suma importância. Nós como futuras educadoras sabemos como estetema importante para nossa formação, e é por está razão que nos sentimosdesafiadas em aprofundar na pesquisa da arte que envolve a igreja, ou seja, umprojeto para ser compartilhado com o intuito de contribuir no aprimoramentodeconhecimento nas corporações educacionais.

De acordo com os PCN’s deArtes na pagina de nº. 29 estão escrito assim: ”Aspráticas de ensino de arte apresentam níveis de qualidade tão diversificados noBrasil que em muitas escolas ainda se utiliza, por exemplo, modelosestereotipados para serem repetidos ou apreciados, empobrecendo o universocultural do aluno. Em outras, ainda se trabalha apenas comauto-expressão, semintroduzir outros saberes de arte”.

“ Por outrolado já existem professores preocupados em ensinar história da arte e levaralunos em museus, teatros e apresentações musicais ou danças”.

Onosso projeto acadêmico neste semestre é justamente trabalhar com linguagens ecódigos e de verificar se a Arte na igreja também é trabalhada como introduçãode conhecimento pelas escolas e pelosprofessores de arte.

Otema além de importante é bastante relevante, o conhecimento, das Artes Sacrase do edifício das Igrejas propicia o desenvolvimento do pensamento artístico,lhes proporcionando novos sentidos e novas experiências aos alunos por meio daArte que esta representada nas Igrejas abre se um leque de repertório muitoamplo, que propicia e desperta a curiosidade, a sensibilidade, a...
tracking img