Ppdd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PPR-PROGRAMA DE PROTEÇÃO
RESPIRATÓRIA












EMPRESA

AUTO POSTO RHM LTDA
Rua Minas Gerais, nº95
Centro – LAGAMAR – MG.
CEP.: 38785.000
Telefone / Fax: (34) 3812-1190
CNPJ: 00.487.839/0001-04
Insc. Estadual: 371.922.685-0045
Código e Descrição da Natureza Jurídica: 206-2-Sociedade Empresaria Limitada
CNAE: 50.50-4-00
Ramo da Atividade: Comercio e Varejo decombustíveis e Lubrificantes para veículos automotores.
Grau de Risco: 3 ( Três )
Grupo: C-22
Numero de Empregados: 07
Proprietário: Ronan Vieira de Paulo






























O que é o Programa de Proteção Respiratória?

Programa de Proteção Respiratória (PPR), conforme Instrução Normativa da Portaria 3214/78 do MTE.

Oprograma de proteção respiratória serve para que o empresário tenha certeza de que o seu funcionário está saudável hoje e que continuará no futuro também.

É obrigatório para as empresas em que temos trabalhadores em ambientes com material em suspensão (aerodispersóides) e considerados prejudiciais à saúde.

Objetivos

O Programa de Proteção Respiratória tem por finalidade estabelecer: aadequação da utilização dos respiradores; o controle; treinamentos, bem como a avaliação de sua eficácia.

Manter o controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão (aerodispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça, vapores, gases) que provoquem danos às vias aéreas (pulmão,traquéia, fossas nasais, faringe).

Utilizam-se protetores quando ocorrem emergências, quando medidas de controle coletivo não são viáveis, ou enquanto não estão sendo implantadas ou estão em fase de implantação.

Responsabilidades

O administrador da empresa é o principal responsável por tudo que ocorrer dentro da mesma, seja por culpa, dolo, imprudência ou negligência.

É o administradorque poderá realizar alterações no programa de proteção respiratória.
O Engenheiro do Trabalho, Médico Ocupacional ou Técnico de Segurança do Trabalho se constituem nos responsáveis pelo acompanhamento das atividades e sua implantação efetiva.

De acordo com a Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho, cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre usode equipamentos de proteção respiratória, todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteção respiratória - EPR, quando necessário para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalhoPreserve a sua saúde ao cuidar da saúde dos outros.
Este programa apresenta boas práticas de proteção respiratória, que devem ser aplicadas por aqueles que desejam preservar sua saúde no exercício de suas atividades profissionais.
Esclarece uma dúvida muito comum na área da Saúde: Em que situação se deve usar um equipamento de proteção respiratória?


CONHECENDO OS RISCOS

Nos postos de revendade combustíveis, em sua rotina laboral, os trabalhadores frentistas estão potencialmente expostos a agentes de risco ocupacional: ruído, calor,umidade, contato com combustíveis e outros produtos químicos, condições de higiene
inadequadas das instalações internas e externas, repetitividade e postura dos membros superiores, emprego da força, uso de ferramentas manuais inadequadas, pressão emrelação ao tempo para realização da atividade, além da atividade apresentar risco
permanente de acidente.



É importante conhecer os possíveis riscos que podem afetar a sua saúde. Simplesmente porque o ar parece puro, não significa que não existem riscos, muitas das vezes eles não são visíveis e nem têm cheiro.


Monóxido de Carbono
O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, sem cheiro...
tracking img