Ppcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 Introdução 4
2 SISTEMAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO COM CAPACIDADE FINITA 5
3 O IMPACTO ESTRATÉGICO DAS DECISÕES RESULTANTES DE UM SISTEMA PPCP 6
5 BIBLIOGRAFIA 8

















1 Introdução

Este trabalho analisa o impacto, na competitividade das empresas, da crescente utilização em nível nacional e mundial, dos denominados “sistemas de programação daprodução com capacidade finita”. Para tanto, conceitua estes sistemas, bem como discute as possíveis implicações decorrentes da implantação destes sistemas na estratégia de manufatura das empresas. Propõem uma classificação destes sistemas e apresentam brevemente aqueles comercialmente disponíveis no Brasil.









































2SISTEMAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO COM CAPACIDADE FINITA


Basicamente, o sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando atender a demanda dos clientes.
Tradicionalmente, a literatura tem abordado predominantemente sistemas como MRPII, JIT e OPT, que já há alguns anos fazem parte do jargão da área.Recentemente, um novo conjunto de sistemas e termos como ‘Leitstand’, ‘finite capacity scheduling systems’, simuladores, ‘manufacturing execution systems’ e ‘manufacturing operation management systems’ têm sido crescentemente divulgados na literatura. Todos estes sistemas são, basicamente, centrados na utilização de aplicativos informatizados como ferramenta de suporte às decisões em administração daprodução e, particularmente, em PPCP.
O mercado apresenta hoje centenas de alternativas de aplicativos de software para apoiar a implantação e as decisões decorrentes destes sistemas. A decisão sobre a adoção de um sistema de PPCP deve considerar a multiplicidade de soluções hoje possíveis, assim como a adequação destas ao ambiente particular de cada empresa. Na realidade, entretanto, asdecisões envolvendo a escolha e implantação de sistemas de PPCP têm ocorrido nas empresas, em muitos casos, segundo uma lógica que pode ser caracterizada como induzidas por promessas de panacéias, em detrimento da escolha de um sistema que melhor suporte a estratégia competitiva da empresa.
Podem-se verificar casos em que foram investidos alguns milhões de dólares no processo de desenvolvimento (quepode envolver a escolha de alternativas de pacotes de software) e implantação de sistemas de PPCP, sendo que os resultados esperados jamais tenham sido alcançados. Este fato decorre, dentre outros possíveis fatores, da falta de uma metodologia adequada que suporte o projeto, escolha e implantação de um sistema de PPCP que seja adequado às necessidades estratégicas da empresa, e que consideresistemicamente suas competências e restrições.





3 O IMPACTO ESTRATÉGICO DAS DECISÕES RESULTANTES DE UM SISTEMA DE PPCP


Os sistemas de PPCP objetivam apoiar as decisões de o que, quanto, quando e onde produzir e o que, quanto e quando comprar. Estas decisões definem quatro determinantes fundamentais do desempenho destes sistemas:
* os níveis, em volume e mix, de estoques dematérias-primas, produtos em processo e produtos acabados;
* os níveis de utilização e de variação da capacidade produtiva (e, conseqüentemente, os custos financeiros e organizacionais decorrentes de ociosidade, hora extra, demissão, contratação, subcontratação e outros);
* o nível de atendimento à demanda dos clientes, considerando a disponibilidade dos produtos
em termos de quantidades e prazos deentrega;
* a competência quanto à reprogramação da produção, abordando a forma como a empresa reage às mudanças não previstas nos seus recursos de produção e na demanda dos clientes.
Estes determinantes podem ser desdobrados em objetivos de desempenho específicos para o Sistema de PPCP . Estes objetivos - apresentados a seguir - podem ter maior ou menor importância relativa conforme a situação...
tracking img