PPbIII

1403 palavras 6 páginas
Exercícios PPB III - Talita
1. O que é memória? Defina seus mecanismos:Memória é o meio pelo qual uma pessoa recorre às suas experiências passadas a fim de usar essas informações no presente. É a aquisição, a formação, a conservação e a evocação de informações. Envolve três mecanismos: Codificação – está relacionado a modificação de um sinal para torna-lo apropriado a compreensão. Decodificação – está relacionado a interpretação, dando significafo a codificação recebida. Evocação – É a capacidade de buscar na memória informações importantes que foram armazenadas, podendo ser trazida a tona quando necessário.
2. Por que dizemos que o ser humano tem memórias e não memória? Só a memória humana é singular. O acervo de nossas memórias faz com que cada um de nós sejaúnico. Temos a capacidade de gravar e descrever informações distintas, decorrentes desde a infância.
3. Qual a diferença entre nossas memórias e a memória do computador e dos outros animais?Nos diferenciamos da memória dos animais e computadores pelo fato de adquirir, conservar e evocar informação através de dispositivos neurobiológicos e da interação social.
4. Qual a relação entre memória e cultura? Nós constituímos e criamos a cultura, assim como a cultura nos constitui. Sendo que sempre haverá singularidade.
5. Qual a relação entre memória e emoção? As emoções servem como um dos contextos que influenciam a aquisição e evocação da memória.
6. Podemos dizer que a memória é influenciada por outros aspectos?Se positivo, por quais processos e por quê?A memória funcionará como o sujeito se encontra, por meio da alimentação, do sono, da cultura, e até mesmo o estado da pessoa emocionalmente.
7. Por que a memória é cara a psicologia?Porque ela é cobrada e precisamos aprender o modo que a memória funciona e tê-la como base de outros estudos.
8. Quais os tipos excepcionais de memória?Memória mnemonista, memória hipermnésia, memória explicita, memória implícita, memória de trabalho, memória

Relacionados