PPAP Lucy 14 03 SEI Uni II Ph RF

2463 palavras 10 páginas
Unidade II

PROJETOS E PRÁTICAS
DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Profa. Lucy Almeida

Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação
Infantil – Parecer 20/2009 11/11/2009
 As creches e as pré-escolas se constituem, portanto, em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade por meio de profissionais com a formação específica legalmente determinada, a habilitação para o magistério superior ou médio, refutando assim funções de caráter meramente assistencialista, embora mantenha a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças. crianças Objetivos da proposta pedagógica e do trabalho com projetos
 Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, linguagens assim como o direito à proteção proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

Nasce um projeto
 O tempo e o espaço na Educação Infantil são de extrema importância e devem ser organizados levando-se em conta o objetivo da Educação Infantil de promover o desenvolvimento integral das crianças.
 Maria da Graça Souza Horn e Maria Carmen Silveira Barbosa ajudam-nos a pensar sobre esse tema. A partir de suas pesquisas e escrevem:

https://www.bulhosa.pt/livro/projetos-pedagogicos-na-educacao-infantil-maria-carmen-silveira-barbosa/

Olhar a criança

“O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais e móveis e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica. Aliás, o que sempre chamou minha atenção foi a pobreza frequentemente encontrada nas salas de aula, nos materiais, nas cores, nos aromas; enfim enfim, em tudo que pode povoar o espaço onde cotidianamente as crianças estão e como poderiam desenvolver-se nele e

Relacionados