Povos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
inuítes

Nós somos o único animal que consegue instalar-se em ambientes agressivos à espécie graças a manufatura de instrumentos e vestimentas. Mas mesmo assim, porque eles ficaram por lá, nemplantar tem como, só tem frio. Já li que não se sabe com certeza o motivo, mas acredita-se que foram expulsos pelos índios americanos. Seja lá o motivo que for, mesmo assim, ficaram em uma região árida devegetação e calor. Realmente são muito hábeis no "cultivo" da sobrevivência. As vestimentas são peles de urso ou foca, viradas para dentro para proteger mais. A linha são os tendões dos animais quecaçam e desenvolveram técnicas para caça e pesca exclusiva para esse ambiente.

Lapões

O povo sami ou lapãoes ,é nativo da Lapónia (Lapônia, no Brasil), abrangendo as regiões setentrionais daNoruega, Suécia, Finlândia e da península de Kola, na Rússia. É um dos maiores grupos indígenas na Europa, totalizando cerca de 70.000 pessoas.
A sua língua é o sami ou lapão, classificado como um idiomafino-úgrico (do grupo linguístico raro no qual se encontram o finlandês e o húngaro) e se divide em vários dialetos principais.

As atividades tradicionais dos lapões são a caça, pesca,agricultura e criação de renas, mesmo que uma minoria atualmente faça isso para viver e também já não tenha mais uma vida nómada.

A Lapônia se espalha por quatro países (Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia).A área é habitada pelos povos lapões, pessoas com traços similares aos dos esquimós. Antigamente, os lapões viviam basicamente da caça e do pastoreio de renas, porém hoje o turismo é uma forçafundamental na economia local – além da pesca de bacalhau e salmão

Quíchuas

Os quíchuas que representam 30% da população boliviana, poucos falam castelhano e vivem em completa miséria. A culturaquíchua é descendente da inca e habita principalmente a região andina (Equador, Peru e Bolívia). Cerca de 15 milhões de pessoas em sete países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e...
tracking img