Povos indigenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto


Sociodiversidade, Multiculturalismo, Afrodescendência, Povos Indígenas, inclusão e exclusão.

Sociodiversidade

Sociodiversidade implica a existência simultânea de grupos humanos com a posse de recursos sociais próprios, isto é com padrões próprios de organização social, com modelos diferentes de autoridade política, de acesso á terra, de padrão habitacional de hierarquias de valores ouprestígios. È a posse de recursos sociais próprios, de modelos diferentes de autoridade política, de acesso a terra ou de padrão habitacional, de hierarquias próprias de valores ou prestígio, além de ser um princípio disciplinar da antropologia, a sociodiversidade é um requisito imprescindível para a reprodução das sociedades indígenas nos nichos espaciais e políticos a elas reservados nopanorama global, e, nesse sentido a reflexão sobre sociodiversidade precisa colocar em discussão como essa sociodiversidade tem sido tematizada no movimento ambientalista e nas políticas públicas, avaliando-se as implicações destas visões e destas políticas para a sustentabilidade ambiental e para a continuidade sociocultural e qualidade de vida destas populações.
Para entender a sociodiversidadebrasileira é preciso refletir sobre o modo como os povos indígena na América Tropical e Subtropical desenvolveram nas suas cosmologias - modos de objetivação da natureza (outras formas de vida, animais, humanos, astros, etc.) e da sociedade - avaliando as implicações desses modos de objetivação nas suas práticas de reprodução societária e ambiental, aprofundado a nossa compreensão desses modos deidentificação (Descola, 2000) e permitido uma consciência mais profunda de nossos próprios regimes de objetivação e dos princípios diretores de nossas próprias cosmologias. Com base nesse debate poderemos também aprofundar a compreensão de nossa forma de conceber natureza e sociedade e suas implicações nas práticas sociais.

Multiculturalismo

Descreve a existência de muitas culturas numalocalidade, cidade ou pais, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; alguns países europeus advogam a adoção de uma política multicuturalista. Podemos constatar existência de outras políticas culturais seguidas, por exemplo: o Monoculturalismo, vigente na maioria dos países ligada intimamente ao nacionalismo.
A política multiculturalista visa resistirhomogeneidade cultural, submetendo outras culturas a particularismo e dependência. Sociedades pluriculturais coexistiram em todas as épocas, e hoje, estima-se que apenas 10 a 15% dos países sejam etnicamente homogêneos.
Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e indiferença, como ocorre no Canadá entre habitantes Franceses e ingleses.
E uma das principais características dacultura brasileira é esta diversidade. O processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura. O Brasil incorpora em seu território culturas de todas as partes do mundo. Podemos dizer que este processo de imigração começou em 1530 quando os portugueses deram início à colonização do Brasil.

Afrodescendência

É o recurso conceitual para definirmos população apresentada no censodemográfico do IBGE como preto ou pardos. O Censo Demográfico usa um conceito de cor baseado na auto declaração dos entrevistados pelos pesquisadores do IBGE. O conceito de afrodescendência tem por base a história e os processos de formação identidade afrodescendente. As populações resultantes de imigrações forçadas devido ao sistema de produção do escravismo criminoso tem uma história em comumno Brasil.
Afrodescendência é um conceito de base étnica dada pela história sociológica dessas populações. Os contornos desta identidade afrodescendente são de natureza política e cultura.
A importância dos estudos sobre a História do Negro no Brasil e da História da África deve ser entendida como parte importante da construção da identidade do povo brasileiro e, em particular da população...
tracking img