Povos do deserto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
introdução
Vários povos árabes e berberes habitam o Deserto do Sahara, o maior deserto do mundo, localizado no Norte de África. São beduínos(ou nómadas). Os homens são altos, não muito musculados, mas muito ágeis. Já as mulheres têm o rosto fino e a tez castanha-clara. Quase 100% destes povos são muçulmanos. Têm como língua oficial o árabe, mas, no entanto, existem muitas línguas berberes.

Odeserto e o homem

Os seres humanos habitam os desertos há tempos imemoriais, onde as atividades são definidas por seus parâmetros básicos: precipitações, essenciais para o crescimento de qualquer forma de vida, altas temperaturas e ventos fortes.
Da mesma maneira que os animais e as plantas, os homens se adaptaram para enfrentar essas condições extremas. Em vez de adaptações morfológicas oufisiológicas, os seres humanos modificaram os seus comportamentos, e desenvolveram uma cultura e uma tecnologia especiais.
Para enfrentar as altas temperaturas (positivas e negativas), os povos dos desertos usam roupas que limitam a evaporação, geralmente de cor branca, para refletir os raios solares.
Calor, aridez e ventos fortes são também parâmetros importantes para a construção civil:paredes finas e pequenas janelas protegem do calor diurno, mas não protegem do frio noturno, e não podem resistir aos ventos intensos. Assim, barracas (ex: “yourte” na Mongólia) aparecem como uma boa solução para abrigar-se nos desertos.

Povos tradicionais dos desertos

[pic]
(a) A caça e a colheita foram certamente os primeiros meios nos desertos (assim como no mundo inteiro) usados pelos sereshumanos para sobreviver. Geralmente, uma árvore frutífera que dá frutos estocáveis constituía a base do regime alimentar, porque era possível o armazenamento e o deslocamento desses recursos. Antes da lenta evolução da agricultura e da pastoragem, a caça e a colheita foram o único modo de vida nos desertos.
(b) A criação de animais permite o aproveitamento de vários recursos, tais como o leite,a carne e a pele por exemplo. Podemos citar o camelo, que é o único animal domesticado nos desertos hiperaridos, porque ele pode suportar alta temperatura do corpo, e perdas de água que podem representar até 25% do seu peso total, recuperando essas perdas em apenas três minutos.
Cordeiros, cabras e bois, apesar de apresentarem menor adaptação, são também muitos importantes para os criadores.Os criadores, assim como os caçadores, se deslocam muito a fim de procurar as regiões mais férteis do deserto.
(c) A agricultura se desenvolveu de maneira diferente segundo o tipo de deserto, sendo ela mais importante nos locais de maior precipitação. Os grandes rios perenes, tais como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, abastecem os povos dos desertos, notadamente a irrigação, durante séculos.
Frentea essas condições extremas, os homens dos desertos mostraram engenhosidade para cultivar a terra: na área de irrigação, eles usaram sistemas de terraços sucessivos, ou micro drenagem, a fim de maximizar o aproveitamento da água. Por outro lado, foram escolhidas plantas que precisam de pouca água, tais como os cereais “Millet” e “Sorgo”.
Caça e Colheita, Criação de animais, e Agricultura foramos três grandes recursos usados pelos povos tradicionais dos desertos. O modo de vida atual nos desertos evoluiu muito nesse ultimo século, assim como a gestão dos recursos.

Povos “modernos” dos desertos

A gestão dos recursos para um desenvolvimento moderno nos desertos concentra-se em dois recursos principais: a água, que é limitada, e a energia, que é muito abundante.
Apesar de algunsgrupos continuarem a viver de maneira tradicional, a maioria dos povos convertem-se para as novas atividades que se desenvolvem nos desertos: o turismo e a mineração.
(a) O turismo: os homens que continuam viver tradicionalmente estão se tornando “atrações” para as turistas que se interessam por essas culturas e esses modos de vida diferentes. No entanto, a maioria das pessoas vivendo de maneira...
tracking img