Povos aqueus, jônios, eolios, dórios, mecênicos e cretenses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2556 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aqueus
Os Aqueus foram o povo que deu origem à civilização micênica.
Por volta do ano 2.000 a.C., um grupo de seminômades de origem indo-européia migrou para a região conhecida como Grécia em busca de terras férteis para suas plantações. Esse povo era conhecido como os Aqueus.
Os Aqueus viviam sob condições mais avançadas do que as condições do povo que encontraram na Grécia. Diz-se que osAqueus já viviam na Idade do Bronze, enquanto os ocupantes da Grécia, os pelágios, viviam ainda na Idade da Pedra
A invasão que os Aqueus fizeram sobre o território grego demonstrou a superioridade desse grupo, que passou então a reprimir os pelágios e ocupar os seus terrenos mais férteis. Em pouco tempo, os Aqueus se tornaram superiores na Grécia e passaram, inclusive, a ser identificados como opovo grego.
O novo povo submeteu a ilha de Creta e estabeleceu sua forma econômica e de cultura. Os Aqueus eram grandes e fortes comerciantes e acabaram dominando economicamente também toda região do Mediterrâneo Oriental. Foram os fundadores de importantes cidades antigas que se tornaram grandes núcleos populacionais e comerciais como Micenas, Tirinto e Argos.
O desenvolvimento que os Aqueustiveram na região gerou a chamada civilização micênica que representou a grande soberania desse povo durante muitos séculos. A decadência só aconteceu por volta de 1100 a.C. quando a civilização micênica entrou em conflito com a civilização cretense. Mas a destruição da civilização micênica que era tão bem estabilizada a avançada em sua época foi tão impactante para a Grécia que após suadesestruturação os gregos passaram por um período de aproximadamente 150 anos conhecido como Idade das Trevas.
Foram também os Aqueus que combateram os troianos na famosa Guerra de Tróia. Quando se diz que houve um conflito entre gregos e troianos, na verdade a expressão correta seria um conflito entre Aqueus e troianos.
Jônios
Os Jônios formavam um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e noPeloponeso, foi a primeira das quatro etnias na Hélade que seriam responsáveis pela formação do povo grego.
Jônios (em rosa)
Os Jônios representavam um povo indo-europeu, eles foram responsáveis por uma violenta invasão da Hélade, região da Grécia Antiga, e transformação de toda a estrutura que era vigente no local. Através dos Bálcãs, os Jônios invadiram a Hélade e transformaram os derrotados emescravos. Possuíam uma grande organização social de tradição militar, mantendo vivo o respeito à hierarquia, o que facilitou no empenho de conquista do novo território. Pelos territórios pelos quais passavam e conquistavam, estabeleciam seus poderosos palácios caracterizados pela fortificação das grandes muralhas e as estreitas entradas.
Segundo as pesquisas desenvolvidas, os jônicos tinham entre siuma organização social bastante igualitária, suas terras eram divididas em porções chamadas glebas, mantendo sempre a equivalência entre os chefes das famílias. Ainda dentro da sociedade jônica havia uma subdivisão em quatro tribos.
Antes de atingir a Hélade, por meio de uma invasão violenta, arqueólogos e historiadores acreditam que os Jônios tenham aprendido a arte e a técnica da cerâmica naÁsia Menor. Esse seria a única explicação cabível para dar conta do extenso uso da cerâmica entre tal povo e com tamanha qualidade. Por outro lado, a metalurgia permaneceu praticamente estagnada, o bronze continuou sendo o elemento mais utilizado.
O cavalo era uma ferramenta usada já há muito tempo pelos Jônios quando invadiram a Hélade, foram eles que o introduziram na região, causando um grandealvoroço e marcando um importante elemento para o período em questão.
A presença dos Jônios da Hélade alterou toda a estrutura que havia anteriormente. O povo anterior que vivia na região da Grécia Antiga havia desenvolvido um amplo comércio marítimo, assim como centros urbanos na ilha de Creta. Mas a chegada dos Jônios fez com que o comércio se reduzisse apenas ao mar Mediterrâneo.
Enquanto...
tracking img