povo mbantu

1325 palavras 6 páginas
INTRODUCÃO

Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade.
Vento é uma massa de ar em deslocamento. Formam se através do aquecimento de uma camada denssa de ar, mais frio que os raios solares que atingem e formam-se geralmente na região polar sul.
Os maiores responsáveis por esses fenómenos são as diferenças de pressão temperatura são os responsáveis em consequência da variação de latitude e altitude.
A movimentação das massas de ar atmosférica parte de um ponto de maior pressão atmosférica para os de menor pressão. O ponto de origem é chamado de anticiclone, que repulsa as massas de ar em direcção as zonas de baixa pressão conhecidas como ciclone.

DESENVOLVIMENTO

Vento termo genérico que identifica o ar em movimento independente da velocidade.
Willy willy nome que os ciclones recebem na Austrália e nos demais países no sul da Oceânia.
Brisa é um vento de pouca intensidade, que geralmente não ultrapassa os 50km/H.
Monção começa no inicio de Junho no sul da índia. São ventos periódicos, típicos do sul e do sul deste da Ásia, que no verão sopram do mar para o continente. A monção geralmente determina-se em Setembro, caracterizando-se por fortes chuvas associada a ventos.
Ciclone caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Evidencia-se quando ventos superam os 50km/h.
Furacão vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do garibe (oceano Atlântico) ou nos Estados Unidos. Girão no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti horário (no hemisfério norte) e medem de 200km a 400km de diâmetro
Tornado é o mais forte dos fenómenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais. Com alto poder de destruição, seus ventos atingem ate 490km/h. O tornado ocorre geralmente em zonas temperadas de hemisfério norte.
Vendaval vento forte

Relacionados