Povo, cultura, religião

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 2 de março de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA

MARCOS BARRETO DAMASCENO

A Criminalidade em Ascensão: uma Visão Civilizacional

CRUZEIRO DO SUL - ACRE

MARCOS BARRETO DAMASCENO

A Criminalidade em Ascensão: uma Visão Civilizacional

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Povo,Cultura e Religião.

Prof. Guilherme Cantieri Bordonal

CRUZEIRO DO SUL – ACRE

2009

Posso, no fim de uma luta ser acusado de incompetente. Porem, jamais serei acusado de omisso, traidor ou covarde!. (Marcos Barreto Damasceno)

SUMÁRIO

Introdução ________________________________________________ 05

Desenvolvimento__________________________________________ 06

Conclusão _______________________________________________ 09

Bibliografia _______________________________________________ 10

INTRODUÇÃO

A fome, a desigualdade e a exclusão social constituem alguns dos fatores condicionantes do crescimento da criminalidade. Todavia é necessário também afirmar que a dimensão e a continuidade da existência destes fatoresrevelam o quadro estrutural da violência. Este contexto provoca mudanças culturais que enfraquecem valores importantes para convivência em sociedade.

“A ciência política lida essencialmente com o fenômeno chamado ‘poder’, e o significado do poder é diretamente acessível a qualquer ser humano: poder é possibilidade de ação, é poder fazer alguma coisa. Nós temos o privilégio de falarmosnuma língua em que o substantivo poder corresponde ao verbo poder, o que nos torna imediatamente inteligível o sentido da palavra mesma. Existem três e apenas três tipos de poder, que nós vamos chamar de poder espiritual, poder político militar e o poder econômico.”
[pic]
http://palavrassussurradas.files.wordpress.com/2008/04/religiao.jpgEstes três poderes reaparecem em Roma sob a forma de três cultos: o culto de Júpiter, o culto de Marte e o culto de Kirinos, isto correspondendo a cada uma das castas. Esta estrutura tríplice reaparece na Idade Média sob a forma dos famosos três estados: o clero, a nobreza e o terceiro estado. Reaparece dentro das sociedades democráticas modernas sob a forma da intelectualidade ou inteligência, dacasta político-burocrático-militar e da classe proprietária. E reaparece dentro da sociedade socialista sob a forma tríplice do Partido, o governo ou a burocracia, e a administração local da economia.
De modo que nós podemos admitir à primeira vista que esta estrutura tríplice é universal e é constante, que ela é independente das variações da estrutura social e política, ela éindependente de qualquer variação temporal ou local. Não existe nenhuma sociedade onde estas três formas de poder não reapareçam. Portanto, em todas as sociedades humanas nós reencontramos estas três formas de poder, articuladas de maneiras diferentes, mas sempre presentes.
Por exemplo, se pegamos a sociedade hindú, nesta as três formas de poder correspondem a castas determinadas ehereditariamente selecionadas. Existe uma casta brâmane, incumbida do poder espiritual, sacerdotal, a casta kshatrya, governante e guerreira, e a casta vaysha, que seria dos comerciantes e produtores. Estas três castas são distinguidas geneticamente, quer dizer, filho de brâmane é brâmane, e assim por diante. Se pegarmos a sociedade medieval, algumas das castas são hereditárias e outras não; a aristocracia éhereditária, mas o sacerdócio e o comércio não.
Estas três modalidades de poder são distintas porque elas usam de meios de ação diferentes que não são intercambiáveis; um não pode ser trocado pelo outro. Isto quer dizer que você não pode conquistar um destes tipos de poder e nem exercê-lo pelos meios do outro. Por exemplo, não se pode conquistar a riqueza por meios politico-militares, não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cultura pelo povo
  • Culturas e povos
  • A cultura de um povo
  • Religião e cultura
  • Religião e cultura
  • religiao e cultura
  • Religião mais cultura
  • cultura e religiao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!