POV -Propeller ClocK

977 palavras 4 páginas
Desenho de Caracteres por
Varrimento Mecânico e suas aplicações
Bernardo Nunes Figueiredo Patrão bernardo@student.dei.uc.pt Departamento de Engenharia Informática
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra

Sumário
Apresentam-se num texto organizado e coerente a definição e a explicação de varrimento mecânico de imagens ou caracteres e exemplos das suas aplicações práticas em instrumentos do quotidiano.

Palavras chave
Varrimento mecânico, caracteres, propeller clock

Introdução
Todos nós, quando éramos crianças, brincámos com lanternas e, com certeza que toda a gente já reparou que, no escuro, uma lanterna movida com velocidade suficiente, engana o nosso cérebro e dá-nos a ideia que não é um ponto, mas uma linha de luz que está à nossa frente. O varrimento mecânico parte desse princípio.

Varrimento mecânico
Se movermos um conjunto apropriado de luzes numa direcção ou em torno de um eixo é possível, através da intermitência precisa dessas mesmas luzes, formar ilusões (imagens) no nosso cérebro, tomando partido do nosso tempo de percepção visual.

Ilustração 1 - Exemplo de ilusão criada pela passagem de um carro

Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra

2003/2004

A utilização mais convencional deste método prende-se com a utilização de uma fila de luzes ou LEDs que giram em torno de um eixo fixo. Desta forma, é possível simular um quadro de luzes com a altura do número de luzes utilizadas e com uma largura que depende da distância ao eixo de rotação. O controlo da intermitência das várias luzes terá de ser feito em função daquilo que se quer representar. Em teoria poderíamos mostrar do mais simples caracter até uma imagem, dependendo da velocidade de rotação do instrumento e do numero total de leds utilizados, bem como da potencialidade do microcontrolador escolhido. Neste artigo é apenas explicado como funciona e como é possível fazer varrimento mecânico de caracteres, mais

Relacionados

  • David foster wallace
    500066 palavras | 2001 páginas