Potuguês para concursos - interpretação, compreensão, coerência, semântica ...

642 palavras 3 páginas
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Narração - É o relato de um fato , tanto em 1° pessoa como na 3° , com os seguintes elementos : fato,personagens,ambiente e tempo .
Descrição - É descrever com riqueza o que vemos ou sentimos. podendo ser : objetiva (" A parede era branca") ou Subjetiva (" A parede era feia ).
Dissertação - É um texto onde voce defende o seu ponto de vista com seus próprios argumentos. nele deve conter: Introdução (se apresenta a ideia a ser defendida), Desenvolvimento (argumentação para convencer o leitor) e a Conclusão ( "solução" para o desenvolvimento).

* Palavras-Chaves - Aparecem ,muitas vezes, podendo ser repetidas,modificadas ou retomadas por sinônimo, elas formam o alicerce do texto. O título é um bom exemplo.

* Ideias-Chave - Reflete o assunto principal de cada parágrafo.

* Coerência - É uma relação de sentido entre diversas palavras/ partes do texto.

* Coesão - Conexão interna entre os vários enunciados presentes no texto. = Perífrase - É a substituição de um nome , sendo ele " rodeio de palavras". Exemplos: Astro rei - Sol , Cidade Maravilhosa - Rio de janeiro. ° Perífrase antonomásia - Refere-se somente a pessoas, baseando-se nas qualidades ou ações notórias do indivíduo. Exemplos: A rainha do mar - Iemanjá . = Coesão Referencial - Divide-se em dois processos : °Anáfora - Recurso gramatical, para se referir a algum elementojá citado no contexto a fim de retormá-lo . Exemplo: O carteiro trouxe a correspondência de hoje ? - Não, ainda não a trouxe . ° Catáfora - Processo contrário ao da anáfora. Exemplo: Só queremos isto: sua felicidade .

= Conexões - Analisar o quadro da página 13 e 14.

* Semântica . = Significação das palavras.
°Sinônimos: Palavras com o mesmo significado ou semelhantes. Exemplos - Retificou - Corrigiu .
°

Relacionados