Potty Lazzarotto

671 palavras 3 páginas
Napoleon Potyguara Lazzarotto, conhecido simplesmente como Poty, nasceu em Curitiba , a 29 de março de 1924 e morreu em Curitiba em 8 de maio de 1998. Foi desenhista, gravurista, ceramista e muralista. Filho de italianos começou a se interessar por desenho ainda bem criança.
O pai de Poty perdeu um dos braços, devido a um acidente, e para ajudar no orçamento familiar procurava peças de alumínio que eram modeladas em quadros da Santa Ceia para vender. Poty e seus amigos de infância frequentavam o barracão de seu pai, para ajudar a mover o fole. O barracão que o pai ergueu frente a sua casa, em Curitiba, passou a se chamar Vagão do Armistício, tornando-se um restaurante desde 1937, sob os cuidados de sua mãe. O governador do Paraná, Manoel Ribas frequentava o restaurante e, em 1942, premiou Poty com uma bolsa de estudos na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.
Em 1946, ganhou outra bolsa de estudos, desta vez do governo francês. Estudou por dois anos em Paris, onde aprendeu litografia. Ao longo de sua carreira, Poty utilizou diversas técnicas de gravura e ilustração em seus trabalhos. Os livros ilustrados por Poty incluem Iracema, de José de Alencar; Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa; Capitães da Areia, de Jorge Amado; O Quinze, de Rachel de Queiroz, Moby Dick, de Herman Melville; além de várias obras de Machado de Assis e do curitibano Dalton Trevisan.
Em suas obras, Poty empregava materiais diversos, como madeira, vidro, cerâmica, azulejos e concreto.
Há obras de Poty espalhadas por diversas cidades do Brasil e do exterior, incluindo murais em Portugal, França e Alemanha. Suas obras também podem ser vistas em diversos locais públicos de Curitiba, como os painéis do pórtico do Teatro Guairá, no saguão do Aeroporto Afonso Pena, NA Praça 29 de Março, na Praça 19 de Dezembro e na Torre da Telepar.
Seu último trabalho foi à ilustração para um cartaz encomendado pelo Hospital de Clínicas, em Curitiba, para sensibilizar as pessoas sobre a

Relacionados

  • Cerco da lapa
    11111 palavras | 45 páginas
  • IMAC
    9500 palavras | 38 páginas