Potocologo de kioto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUCÃO

Quando se discutem os temas efeito estufa e aquecimento global, eventualmente se esbarra em uma questão freqüentemente não explicada, o Tratado de Quioto ou Kyoto, como é mundialmente conhecido. È um tratado internacional que nasceu em conseqüência de uma série de eventos sobre meio ambiente na década de 1990, no âmbito dos quais muito se discutiu sobre a emissão de gases deefeito estufa na atmosfera e sobre como reduzir tal emissão.
Constitui-se no protocolo compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.
No mesmo seguimento e sem interferir no modelo econômico de muitos países, e isso faz dele um Protocolo bem sucedido, oProtocolo de Montreal requer mudanças tecnológicas sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio, em que os países signatários, se comprometem a substituir as substâncias que se demonstrou estarem reagindo com o ozônio (O3) na parte superior da estratosfera conhecida como ozonosfera.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral


O objetivo do presente trabalho, tem a finalidade de apresentar, osacordos feitos internacionalmente, que tem o compromisso, em reduzir, a emissão de gases que provocam o efeito estufa, considerados como causa do aquecimento global.

2.2 Objetivos específicos

a) Estudar sobre Protocologo de Kyoto e o efeito estufa

b) Substâncias que empobrecem a camada de ozônio Protocologo de Montreal

c) Paralelo entre entres os dois Tratados

3 PROTOCOLOGO DEKYOTO

Negociado na cidade de Kyoto, Japão, em 1997, o protocolo de Kyoto foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Oficialmente, o Tratado de Kyoto entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou, em novembro de 2004
Kyoto institui compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases de efeito estufa, os vilõesdo aquecimento global. Estabelece um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2%, até 2012, em relação aos níveis de 1990. Países signatários deverão colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012.
A redução das emissões se dará em várias atividades econômicas. Os países signatáriossão estimulados a cooperarem entre si, por meio de ações básicas, como reformar os setores de energia e transportes, promover o uso de fontes energéticas renováveis, eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados, limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos e proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
Se o Protocolo de Kyoto forimplementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.
O Tratado de Kioto considera que os países emdesenvolvimento, a exemplo do Brasil, contribuem menos para as mudanças climáticas, ainda que tendam a ser mais impactados pelos seus efeitos e não tenham que se comprometer com metas específicas. Contudo, os signatários devem manter a Organização das Nações Unidas (ONU) informada sobre o nível de suas emissões e, adicionalmente, buscar o desenvolvimento de alternativas para as mudanças do clima.

4PROTOCOLOGO DE MONTREAL

O Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio é um acordo internacional, criado no âmbito da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio de 1985, onde os países se comprometeram em trocar informações, estudar e proteger a camada de ozônio, ao qual o Brasil aderiu em 1990, por meio do Decreto n.º 99.280 de 06/06/90, comprometendo-se a...
tracking img