POTFOLIO EM GRUPO MARIA E SITNA

1365 palavras 6 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DA PEDAGOGIA 4

3 CAMPO DA PEDAGOGIA 5

4 TRABALHO PEDAGÓGICO 6

5 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO
O curso de pedagogia é de estrema importância para vida humana quando estuda a forma e a relação entre o transmitir, receber e divulgar conhecimento. Antes de tudo temos que saber o que é ser pedagogo, de que ele se ocupa e qual é o trabalho pedagógico que ele faz dentro do espaço escolar. O pedagogo exerce diversas funções. E é sobre isso que iremos abordar falar mais adiante sobre as principais funções que devem ser prioridade no trabalho do pedagogo na escola. A pedagogia é a área do conhecimento humano que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento humano e das relações entre ensino e aprendizagem. O curso de Pedagogia é muito gratificante, pois é um campo que possibilita o pedagogo a participar da formação do ser humano, orientando na sua vida intelectual, social e cultural. Podemos atuar não apenas no campo escolar mais também em hospitais, empresas, ONGs e em tudo relacionado ao ensino aprendizagem.

2 CONCEITO DA PEDAGOGIA A Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a Educação, o processo de ensino e aprendizagem. Ela estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
Como não poderia deixar de ser, a pedagogia pertence ao campo das disputas epistemológicas e sociais. Tendências contrapostas têm atravessado o seu percurso e a sua experiência em busca da hegemonia no campo educativo. Assim, pedagogia conservadora versus pedagogia progressista, pedagogia católica versus pedagogia leiga, pedagogia

Relacionados