Potenciometria e condutimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Objetivo…………………………………………………………………………………...3
2. Introdução………………………………………………………………………………...3
2.1 Potenciometria…………………………………………………………………...3
2.2 Condutimetria……………………………………………………………………5
3. Materiais e Métodos………………………………………………………………………7
3.1 Potenciometria…………………………………………………………………...7
3.2 Condutimetria……………………………………………………………………8
4. Resultados eDiscussão…………………………………………………………………...9
4.1 Potenciometria.......................................................................................................9
4.2 Condutimetria......................................................................................................15
5. Conclusão………………………………………………………………………………..18
6. Referências Bibliográficas………………………………………………………………19
















1. OBJETIVO

Este experimento tem por objetivoa determinação da concentração real de soluções ácido-básicas através de técnicas potenciométricas e condutimétricas. Ferramentas gráficas e matemáticas serão utilizadas para a determinação do volume corresponde ao ponto de equivalência em uma titulação potenciométrica de neutralização de HCl com NaOH e em uma titulação condutométrica de neutralização de uma mistura de HCl e HAc com NaOH.

2.INTRODUÇÃO

2.1 Potenciometria

Os métodos potenciométricos de análise são baseados em medidas de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de valores apreciáveis de corrente. Por mais de um século, a potenciometria tem sido utilizada para determinar o ponto final de titulações. Mais recentemente, ela tem sido empregada na determinação direta da concentração de íons empregando eletrodoíon seletivo. Tais eletrodos são relativamente livres de interferência e fornecem um meio rápido e conveniente para estimar a concentração de um grande número de ânions e cátions.
Os métodos empregados na análise potenciométrica baseiam-se na medida da força eletromotriz de uma pilha ou célula galvânica constituída pela associação de dois eletrodos, um de referência e outro indicador. Oeletrodo de referência é aquele que possui potencial estável e reproduzível em relação à solução e eletrodo indicador, também denominado de trabalho, o que apresenta potencial variável, dependendo da atividade da espécie química na solução. Pela teoria de Lewis, a atividade ou concentração efetiva de um íon em solução é proporcional a sua concentração analítica.
As células galvânicas ou de concentraçãosão aquelas que geram corrente elétrica em virtude das reações químicas que ocorrem em suas interfaces.
Os eletrodos utilizados na potenciometria são de preço acessível, não requerem acessórios especiais para ligação a qualquer medidor (potenciômetro ou voltímetro), podem ser imersos em amostras que raramente necessitam de tratamento preliminar e permitem obter resultados analíticos precisos comrapidez e confiabilidade.
A análise potenciométrica pode ser direta ou relativa. Na potenciometria direta, a concentração do analito é determinada por uma única medida da força eletromotriz da célula constituída pelo eletrodo indicador associado com o eletrodo de referência. Os eletrodos de prata/ cloreto de prata ou de calomelano saturado são os eletrodos de referência mais empregados. Adeterminação do pH de soluções ácidas, básicas ou tampão utiliza o eletrodo indicador com membrana de vidro seletiva aos íons H+.
Na potenciometria relativa, também conhecida como titulação potenciométrica, determina-se a concentração do analito por meio de medidas da força eletromotriz da célula após a adição de volumes sucessivos e conhecidos da solução titulante. Tais medidas informam sobre avariação do potencial ou do pH no decorrer da titulação. Através dos dados obtidos determina-se com exatidão o volume correspondente ao ponto estequiométrico da titulação.
A titulação potenciométrica se assemelha a titulometria convencional, porém apresenta algumas vantagens: pode ser empregada em soluções turvas e fortemente coloridas, dispensa o uso de...
tracking img