Potencialidades Geoturisticas do Parque Nacional de Foz do iguaçu

3983 palavras 16 páginas
As influências do eixo de desenvolvimento da rodovia Washington Luiz na estruturação econômica do Município de Itápolis/SP.

1 – Resumo.
Para a teoria que analisa os eixos de desenvolvimento, estes seriam, simplificadamente, as grandes vias de circulação de pessoas, mercadorias, bens e serviços. A infra-estrutura de transporte adequada e de qualidade propicia condições mais favoráveis para a dinâmica econômica dos centros urbanos situados nas proximidades dos eixos, principalmente no tocante à localização das mais diversas atividades industriais, com as empresas buscando reduções do tempo necessário aos deslocamentos de matérias-primas e mercadorias, bem como o aumento da competitividade produtiva. Partindo dessa premissa, este projeto de pesquisa tem, como objeto de estudo, o município de Itápolis/SP, procurando-se analisar as implicações da duplicação da rodovia Washington Luiz e de todas as decorrências posteriores na consolidação de um eixo complexo de localização e de fluxos, para a economia do citado município, principalmente no tocante aos estabelecimentos industriais e aos empregos oriundos da indústria.
Para uma realização adequada da pesquisa, a metodologia a ser utilizada consistirá, basicamente, em um levantamento bibliográfico da literatura especializada, coleta direta de dados em instituições e empresas privadas e públicas do Município de Itápolis, com uma posterior realização de entrevistas, além da visita em alguns sites da internet, principalmente o Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o DER (Departamento de Estradas de Rodagens), dentre outros.

Palavras-chave: Dinâmica econômica – eixos de desenvolvimento – vias de transporte – atividade industrial – empregos – Itápolis.
2 – Introdução.

Inicialmente, para o bom entendimento deste projeto de pesquisa, faz-se mister esclarecer, de forma sintética, que os eixos de desenvolvimento referem-se, principalmente,

Relacionados

  • 0095514106-98
    16204 palavras | 65 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas