POTENCIALIDADES DA MORINGA OLEIFERA NA ALIMENTAÇAO (HUMANA E ANIMAL) E DE SUAS PROPRIEDADES COAGULANTE

2653 palavras 11 páginas
II ENCONTRO NACIONAL DE MORINGA
03 a 05 de novembro de 2010
Aracaju - Sergipe
(ESTUDO DE CASO)
POTENCIALIDADES DA MORINGA OLEIFERA NA ALIMENTAÇAO (HUMANA E
ANIMAL) E DE SUAS PROPRIEDADES COAGULANTE
D.C.P.SOARES1, V.J.PEREIRA1
1

Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências agrária , 2 mestrando em Fitotecnia,
Avenida Amazonas s/no – Bloco 2E Sala 01 - Bairro Umuarama Uberlândia/MG - CEP 38400902 - Caixa Postal: 593, telefone: (34) 9234-1308, email: dayeneagro@yahoo.com.br

RESUMO – A espécie Moringa oleifera Lam. é uma planta perene, pertencente à família Moringaceae, originária do nordeste da Índia. É um arbusto de pequeno porte.
Pode ser utilizada na alimentação humana e animal, na produção de óleo como planta medicinal e na clarificação de água para o consumo humano, característica bastante relevante, tendo em vista que diversas localidades do semi-árido brasileiro ainda não dispõem do tratamento adequado de água.

INTRODUÇÃO
Moringa oleifera Lam. é espécie perene, da família Moringaceae, originária do nordeste indiano, amplamente distribuída na
Índia, Egito, Filipinas, Ceilão, Tailândia,
Malásia, Burma, Paquistão, Singapura e
Nigéria. É um arbusto de pequeno porte alcançando no máximo 12m de altura, de copa aberta usualmente com apenas um tronco central, possui flores que emergem em panículas de cor creme (PEREIRA NETO et. al, 2008).
Em
Moringa
Oleífera:
uma planta...(2010), relata que é uma planta pouco exigente quanto ao solo, porém, não resiste muito a alagamentos prolongados. A produção de mudas pode ser por sementes ou estacas.
Plantadas em saquinhos individuais, aos dois meses já podem ir para o campo. Também se reproduz facilmente a partir de galhos de plantas adultas, apresentando-se por este método, um crescimento mais rápido. A planta precisa sobretudo de muito sol.
Hoje o seu cultivo se estende pela Ásia,
África e Américas Central e do Sul. Embora exótica, pode ser encontrada em diversas

Relacionados