Potencial de geração de energia a partir do biogás de aterros sanitários na cidade de são paulo

Páginas: 19 (4536 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2011
Potencial de geração de energia a partir do biogás DE ATERROS SANITÁRIOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Natalie Jimenez Vérdi de Figueiredo¹
Prof. Dr. José Goldemberg e Prof. Dr. Oswaldo Lucon

¹Mestranda do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia (PIPGE) da Universidade de São Paulo (USP)
End.: Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Cidade Universitária. São Paulo, SP. Tel.: (11)3091-2654 – natalie.verdi@gmail.com

Resumo: A intensificação das atividades humanas nas últimas décadas tem gerado um acelerado aumento na produção de resíduos sólidos urbanos, tornando-se um grave problema para as administrações públicas. A decomposição da matéria orgânica promove a liberação do biogás, cujos principais constituintes são o gás carbônico e o metano, gás de efeito estufa, cuja emissãofavorece o aquecimento global. Os aterros sanitários são responsáveis por 12 % das emissões de gás metano para a atmosfera, o que se traduz em problema ambiental de grande impacto, porém, por meio de técnicas de captação dos gases liberados é possível utilizá-lo como combustível para geração de energia. A cidade de São Paulo, devido à grande quantidade de resíduos gerados diariamente, possui altopotencial de geração de biogás e, conseqüentemente, de energia a partir do biogás. Neste artigo é estimado o potencial de geração de energia, utilizando o biogás proveniente dos resíduos sólidos urbanos coletados na cidade de São Paulo e a redução das emissões de CO2 provenientes da decomposição destes resíduos. Também foi realizada a análise de viabilidade de um sistema de geração de energiaelétrica de 20 MW, utilizando motores de combustão interna. A conversão energética do biogás pode ser apresentada como uma solução para o grande volume de resíduos produzidos por aterros sanitários, visto que reduz o potencial tóxico das emissões de metano ao mesmo tempo em que produz energia elétrica agregando, desta forma, ganho ambiental e redução de custos.

Palavras-chave: Aterro Sanitário.Biogás. Energia Elétrica. Resíduos Sólidos.

Introdução

A dependência mundial de fontes não renováveis de energia como o petróleo, gás natural e carvão, acarreta em desafios ambientais como poluição local, regional e global e, o aumento do consumo de energia, está diretamente associado ao crescimento populacional. Diminuir a dependência de combustíveis fósseis e buscar soluçõesambientalmente corretas, como a utilização de fontes renováveis de energia, não apenas reduzirá os impactos ambientais pela queima de combustíveis fósseis como também contribuirá com a matriz energética dos países.
O gás metano caracteriza-se como uma dessas fontes energéticas e é uma promissora fonte de energia. Por se tratar de um gás de efeito estufa, contribui para o agravamento do efeitoestufa, com potencial de aquecimento cerca de 20 vezes maior que o dióxido de carbono (EPA, 2007). Os aterros sanitários são responsáveis por 12 % das emissões de gás metano para a atmosfera, o que se traduz em problema ambiental de grande impacto (HOLDREN, 1990).
A geração de biogás ocorre por meio da decomposição anaeróbia dos resíduos sólidos, após sua compactação e cobertura por camadasde terra. É composto tipicamente por 60% de metano, 35% de dióxido de carbono e 5% de uma mistura de outros gases como hidrogênio, nitrogênio, gás sulfídrico, monóxido de carbono, amônia, oxigênio e aminas voláteis (PECORA, 2006) e sua formação e taxa de geração é variável ao longo do tempo, atingindo um pico entre o primeiro e segundo ano, e diminuindo continuamente por alguns anos. A energiaproveniente do biogás de aterros sanitários, ganha importância frente às novas políticas de geração de energia a partir de biomassa e outras renováveis. A descentralização da geração de energia promove redução de perdas na transmissão, visto que a geração está próxima ao centro de carga e a captação do biogás. A impermeabilização do solo possibilita a redução da formação de chorume, evita a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POTENCIAL ENERGÉTICO DO BIOGÁS PROVENIENTE DE ATERROS SANITÁRIOS NO BRASIL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
  • Aproveitamento de biogás em aterros sanitários para a geração de energia
  • Utilização do biogás de aterro sanitário para geração de energia
  • Geração de energia em aterros sanitários
  • GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO BIOGÁS PROVENIENTE DE ATERRO SANITÁRIO
  • GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO BIOGÁS
  • Geração de energia elétrica a partir do biogás
  • O que são aterros sanitarios e suas caracteristicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!