POSTURAS PÓS-MODERNAS: NEOVANGUARDA METODOLOGICA

553 palavras 3 páginas
POSTURAS PÓS-MODERNAS: NEOVANGUARDA METODOLOGICA

INTRODUCAO

A produção contemporânea em arte e arquitetura se constrói a partir dos frutos da efervescência dos anos 60, embora esta conexão possa soar estranha a primeira vista: a nossos olhos o horizonte utópico da neovanguarda parece pertencer à outra era geológica. Paradoxalmente, enxergamos com maior clareza a continuidade entre as formas artísticas empregadas hoje e aquelas geradas pela neovanguarda do que a dinâmica de fundo que as impulsionou e transformou substancialmente. Paulatinamente, passaram-se, nas últimas quatro décadas do discurso moderno contra o caos urbano para outro, que elogia sua heterotopia, tendo como elo justamente manifestações neovanguardistas. Houve um deslizamento gradual desde a hegemonia moderna até a atual apologia da “pluralidade”. A presente comunicação passa em revista algumas produções da neovanguarda artística e arquitetônica, procurando discernir por detrás de sua exorbitante diversidade algumas motivações compartidas subjacentes para, num segundo momento, procurar entender a natureza desta paradoxal transformação.

DESENVOLVIMENTO

A imagem que temos hoje da arquitetura pós-moderna é associada principalmente à década de 80. Alguns elementos utilizados nos projetos desta época fizeram da pós-modernismo imediatamente reconhecível como estilo, mas foram responsáveis também pela criação de uma imagem estereotipada e caricatural do "movimento". O uso irônico exagerado de referências históricas, a repetição sem critério do uso do frontão como elemento de coroação do prédio, ou a explosão de cores são alguns desses elementos. Estes foram compreendidos como umestilo a ser repetido e não como crítica à austeridade sisuda do chamado modernismo.
O pós-modernismo na arquitetura tem também uma forte ligação com os espaços comerciais e sua expressão máxima. Esta ligação fez com que o estilo fosse associada à nova cultura do consumo, representando

Relacionados

  • Surrealismoar
    40115 palavras | 161 páginas
  • pichação
    47353 palavras | 190 páginas
  • deslocamentos
    229353 palavras | 918 páginas
  • canudos
    187432 palavras | 750 páginas