Postura do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que muito tem se falado e divulgado pela imprensa são os problemas que atualmente se passam em sala de aula nos níveis de ensino fundamental e médio. Alunos desmotivados simplesmente ignoram a presença do professor, lhe faltam com respeito e não demonstram qualquer interesse pelo assunto proposto; sendo assim, o profissional da educação se sente menosprezado e não tem motivação em preparar umaboa aula, com a prévia sabedoria de que a sala não aproveitará o conteúdo a ser ministrado. Problemas como este vem degradando a educação do país e resultando em baixos índices de aprendizado, até mesmo agressões contra professores foram registradas ao longo desta década. Em parte, isso se deve à mudança ocorrida nos anos 90 no sistema de educação implantado pelo governo, denominada progressãocontinuada, no qual, o aluno da escola pública, não fica mais retido em nenhuma etapa dos anos letivos, e isso serve de válvula de escape para estudantes desinteressados e desprovidos do receio de retenção em determinada série, dando ao mesmo a autonomia de somente realizar o que quer em sala de aula, desfrutando de liberdade incondicional nos momentos de aprendizagem.
O objetivo articulartoda a pesquisa em nível qualitativo com a teoria utilizada, delineando o papel de professor e de aluno, promovendo um confronto das expectativas dos estudantes para um bom e dinâmico momento de aprendizado, com o que o professor alega oferecer.

 A educação no passado: professor/aluno
Muito do que se sabe em relação à educação no passado, a situação e regras de uma escola, são relatosempíricos de professores e alunos da época. Se comparada a educação atual com há de trinta anos atrás, com certeza encontrar-se- uma mudança drástica em vários sentidos. Houve uma época em que o professor era tão valorizado que representava status ter essa profissão. Aulas nos cursos ginasiais e colegiais costumavam ser ministradas até por médicos e engenheiros, e compensava financeiramente. Osalunos eram habituados a se colocarem de pé quando o mestre entrava na sala. O respeito aos mais velhos era regra de educação.
A citação acima é bastante pertinente a este tópico do trabalho, pois nos mostra a realidade totalmente diferente de décadas passadas dentro da escola. É certo que havia muito mais respeito dos alunos pelos professores, e que estes eram considerados profissionais destatus devido ao valor que obtinham pela profissão. Naquela época, os alunos viviam em outra atmosfera social, os valores atuais são bem distintos dos da época em questão; jamais podiam contar com a velocidade de informações e entretenimento que os estudantes recebem nos dias atuais, e os pais também logravam impor mais respeito aos filhos.

 A educação no presente: professor/aluno
O queacontece atualmente na educação, na relação professor-aluno, é preocupante ao pensarmos que a educação estruturada é indispensável para o indivíduo. Mas a decorrência de confrontos entre educador e estudante acaba abalando essa estrutura, que resulta em professores insatisfeitos e alunos com precários conhecimentos sobre diversas disciplinas.
Os tempos foram mudando, os governos deixando de valorizaresses profissionais, e hoje chega a ser uma aventura ter de enfrentar uma classe de quarenta alunos, sem os mesmos meios de disciplina e ganhando muito mal. Os resultados foram: a queda na qualidade do ensino e o crescimento da violência, dentro e fora das classes. Muito dessa culpa cabe também aos pais, que muitas vezes se esquecem de cuidar da educação em casa e também não acompanham de perto avida escolar de seus filhos. Acham que a
escola tem que dar instrução e educar o aluno, quando a obrigação primordial é deles, em casa .
Ao longo da década de 90 até os dias atuais, nota-se a complexidade dos problemas da educação, em virtude de má disciplina e baixo índice de aprendizado tomando proporções assustadoras para um país em desenvolvimento. A situação não só pode como deve ser...
tracking img