Postura de uma recepcionista de um motel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCEDIMENTOS DA RECEPÇAO.
RECEPÇÃO
Setor principal de controle de ocupação do Motel. A recepção é responsável pelo atendimento aos clientes, visto que é o único setor que tem contato direto e indireto com os mesmos. É responsável pela satisfação dos clientes, atendendo as suas necessidades quanto ao tipo de apto/suíte que desejarem, informações sobre os preços dos serviços, atendimento aospedidos de bar/copa/cozinha, atendimento das reclamações e, principalmente, a atenção na saída do cliente. Com um bom atendimento, a recepção consegue superar outras falhas ocorridas durante a hospedagem de um cliente. Todo o fluxo de entrada financeira no Motel é feito pela recepção que deve estar apta para resolver todos os problemas que surgem no momento dos recebimentos; bem como investigaçãorápida e segura das formas dos recebimentos.
PROCEDIMENTOS AO ASSUMIR O TURNO:
1. Conferir o fundo fixo de caixa, de preferência em cédulas pequenas.
2. Conferir todas as chaves, informando-se dos apartamentos bloqueados, em limpeza, ocupados e disponíveis para locação.
3. Ler o quadro de ocorrências e informar-se com as antecessoras se há alguma observação especial para o dia.
4.Conferir equipamentos, como máquinas de cartões de crédito, computadores e formulários, impressos e utensílios para seu trabalho.
5. Liberar as antecessoras.
DURANTE O SEU TURNO:
1. Atender ligações externas, fornecendo cordialmente somente as informações autorizadas do Motel como: serviços, preços, localização, ligações pessoais somente autorizadas pela gerência, etc.
2. Jamais arecepcionista deve fornecer informações sobre a gerência, proprietários, funcionários e principalmente sobre clientes.
3. Quando o cliente chegar ao Motel, a recepcionista deve recebê-lo cordialmente: Bom dia /Boa tarde/ Boa noite BEM VINDOS AO MOTEL .
4. Nunca deve identificá-lo e chamá-lo pelo NOME. Por mais freqüente que seja o cliente, toda vez que o mesmo utilizar o motel será como se fosse aprimeira vez.
5. A recepcionista deve evitar ao máximo “encarar” o casal.
6. A recepcionista deve ser objetiva e rápida nas respostas.
7. A recepcionista deve confirmar o tipo de apartamento ou suíte solicitada pelo cliente.
8. Por medida de segurança a recepcionista deve solicitar os documentos dos clientes, há casos em que o cliente recusa-se a se identificar através de documentos e o MotelEBANO não é obrigado a aceitá-lo como hóspede, por que se trata de medida de segurança do próprio Motel.
9. Após o fornecimento da chave, a recepcionista efetua o check-in (entrada) do cliente no computador.
10. O cliente efetua pedidos de copa /cozinha, enxovais extras, etc. A recepcionista lança o pedido na conta do cliente.
11. Em nenhuma hipótese a camareira deve entrar no apartamento paraconferência ainda como cliente no mesmo.
12. A recepcionista deve solicitar a devolução da chave do apartamento ao cliente, após a liberação do apartamento o cliente confere seu consumo, a recepcionista informa o valor total da conta, o cliente efetua o pagamento, a recepcionista deve agradecer aos clientes pela preferência liberá-lo desejando-lhe um Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite e VOLTEMSEMPRE. (Caso efetue o pagamento na recepção. )
13. Durante o turno a recepcionista deverá efetuar sangrias do seu caixa, enviando as mesmas para a gerência, evitando assim ficar um grande volume de recebimentos no caixa.
14. Fechar o caixa e enviar a gerência, separando o fundo fixo para ser passado para o outro turno.
15. A RECEPCIONISTA TEM POR OBRIGAÇÃO MANTER ASSEADO O SEU AMBIENTE DETRABALHO; ASSIM COMO FAZER BOM USO DOS EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS E MATÉRIAS.
16. Uma das principais características da recepcionista é a descrição, pois deverão se portar como CEGAS, SURDAS E MUDAS no serviço e fora dele, em relação ao seu dia-a-dia.Dentre os serviços inclusos no valor de hospedagem dos clientes estão: segurança,higiene, conforto, discrição, silêncio, etc.
1. Quanto ao tratamento...
tracking img