Postulados, princípios e convenções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POSTULADOS, PRINCÍPIOS E CONVENÇÕES

1. Introdução :

A Contabilidade realiza os seus objetivos por meio de informações aos usuários das Demonstrações Contábeis. Tais informações possuem características próprias, que as definem e as tornam úteis no processo de tomada de decisão. Para tanto, a Contabilidade precisa delimitar sua atuação através de regras e normas, com linguagemcompreensível para a maioria dos usuários.
Tendo em vista a necessidade de padronização das normas.

Essas normas devem ser padronizadas de acordo com os Padrões Internacionais, dessa forma, o Conselho Federal de Contabilidade, através Resolução nº 1.282/2010, que atualiza e consolida os dispositivos da resolução CFC nº 750/1993, classificando os Princípios de Contabilidade em 3 categorias básicas:• Postulados ambientais da contabilidade;
• Princípios e
• Convenções

1. Postulados ambientais da contabilidade

Os Postulados Ambientais enunciam condições sociais, econômicas e institucionais dentro dos quais a Contabilidade atua. Predispondo, no que se segue, a assumir algumas posturas, embora o condicionamento não seja tão restrito quanto se possa imaginar.Interessam de perto à Contabilidade, o Postulado da Entidade e o Postulado da Continuidade.

Postulado da Entidade – A Entidade, em sua dimensão jurídica, é distinta dos sócios, ou seja, separa-se o que pertence à Entidade do que pertence aos sócios. Em sua dimensão econômica, caracteriza-se como massa patrimonial, acompanhando o evoluir da quantidade e qualidade.

Postulado daContinuidade – pressupõe que o processo contábil deve ser desenvolvido considerando-se que a entidade continuará em operação por um período de tempo indeterminado: vida e morte; valores de saída; valores de entrada; sacrifícios; e realizações.

Os Princípios e as Convenções se originaram desses Postulados, criando normas e regras específicas para atuação da função contábil.

2.Princípios contábeis

Princípios contábeis são regras em que se encontram todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. Originaram-se da necessidade de estabelecer conceitos e procedimentos que devem ser aplicados ao comportamento do profissional tanto para a escrituração dos fatos e transações, quanto na elaboração de demonstrativos, permitindo aos demais usuários adotarempadrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações, facilitando assim a adequada interpretação das informações.

Os Princípios Contábeis, de acordo com a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade são os seguintes: Custo Original como Base de Valor, Denominador Comum Monetário e Realização da Receita e daConfrontação das Despesas.

1.2.1. Custo Original como Base de Valor

O Custo Original como Base de Valor, trata-se do registro dos ativos, que geram custos a empresa, não apenas os ativos propriamente ditos, como também os insumos responsáveis a criação de bens futuros. Ou seja, determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações,expressos em moeda nacional.

1.2.2. Denominador Comum Monetário

O Denominador Comum Monetário, é a demonstração dos ativos e passivos pelo denominador comum monetário, ou seja pela sua avaliação em moeda corrente do País.

1.2.3. Realização da Receita e da Confrontação das Despesas

A realização da Receita, refere-se ao registro da mesma nos livros da empresa. Ou seja o registrodo valor obtido com a entrada e não com saída de um bem, para mensuração dos ativos. Não existe a preocupação em expressar valores de mercado, visto que a empresa pretende se manter em atividade por tempo indeterminado, portanto o registro dos ativos é feito no ato da aquisição e fica imutável exceto pela amortização ou depreciação .

O confronto das receitas com as despesas é obtido...
tracking img