Postponement

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Atualmente o mercado de distribuição vem sofrendo mudanças cada vez mais rápidas e incertas e o postponement vem como uma importante alternativa estratégica aos sistemas de distribuição baseando-se na previsão da demanda.
Prever o futuro é uma atividade difícil e muito arriscada, diante disto o postponement não só fornece as condições operacionais essenciais para oatendimento das necessidades dos clientes a custos reduzido, mas também transforma as relações das empresas, quebrando barreiras no que se diz respeito a dimensão interorganizacional, estabelecendo o relacionamento colaborativo por parte de todos, através de uma abordagem multidiciplinar, estreitando a relação entre o Supply Chain Management, Operações, Logística e Marketing.
As cadeias de suprimentospassam portanto, a serem vistas mais como uma ferramenta de marketing para obter vantagens competitivas no mercado atual. E sistema de produção ágil ganha destaque, enquanto tradicional enxuto passa a ser questionado.
Apesar dos benefícios gerados por esta estratégia, a mesma não foi prontamente difundida tanto no meio acadêmico quando no meio empresarial, principalmente devido ao fato do mundopregar o conceito de produção e de marketing de massa, incentivando as manufaturas de produtos idênticos.
O princípio básico do conceito do postponement vem sendo disseminado desde 1950, através de Wroe Alderson, que desenvolveu uma base teórica sobre o assunto, após perceber a atuação de alguns empresários da época mantinham estoques de produtos semi-acabados, conseguindo assim reduzir os custos deestocagem e um aumento da diversificação dos produtos finais. Posteriormente, a idéia foi expandida por L. P. Bucklink em 1965. Os dois defendiam que as perdas em conseqüência dos riscos e incertezas, estavam diretamente relacionadas com a intensidade da diferenciação dos produtos. Essas perdas aconteciam tanto durante as atividades de manufaturas, quanto na logística de lugar de tempo e passaramentão a recomendar um adiantamento da customização até o último momento possível no processo de adição de valor.
Mas nos últimos anos, o assunto passou a ganhar destaque e vem tendo crescimento significativo no mundo empresarial, devido ao fato dos consumidores ditarem as normas para o mercado, à alta competitividade, aos avanços tecnológicos e a urgência da customização em massa. Portanto,quanto maior o grau de Postponement, menor seriam os riscos e incertezas das operações e conseqüentemente maior seria o nível de serviço prestado ao cliente e melhor a rentabilidade do negócio.
































2 CONCEITO


O conceito do Postponement, segundo Wroe Alderson (1950), baseia-se em adiar ao máximo o deslocamento ou a configuração finaldos produtos e serviços da cadeia de suprimentos até que sejam confirmados os pedidos por parte dos clientes, ou seja, deve-se aguardar o comprometimento final até o cliente dar a ordem. E se for preciso, até mesmo transferindo algumas tarefas de manufaturas para os demais membros pertencentes ao canal de distribuição ou até mesmo ao consumidor final.
Ballou (2004) completa que o Postponement é umconceito logístico no qual as operações de distribuição e manufatura não são realizadas ou customizadas até a identificação da quantidade ou localização da demanda e adota ainda a classificação sugerida por Zinn e Bowersox, que classifica o adiamento como sendo de forma e temporal, sendo que o adiamento de forma pode apresentar quatro modalidades diferentes: rotulagem, embalagem, montagem eprodução.
Cada tipo de adiamente é sugerido de acordo com o segmento da empresa e o tipo de produto que as mesmas produzem, como se pode perceber na tabela abaixo:

Tabela 1 – Tipos de Adiamento e as respectivas empresas potencialmente interessadas.
Tipoa de Adiamento Empresas potencialmente Interessadas


De Forma Rotulagem Empresas que vendem produtos com várias marcas/Alto valor Unitário/...
tracking img