Postponement

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho fala de um conceito que tem como objetivo adiar o máximo possível qualquer movimentação ou configuração final de produtos e serviços no processo produtivo ou distribuição até que determinada quantidade de pedidos de comsunidores seja recebido, levando a questionar o que essa estratégia contribuiu para o aumento de competitividade levando a entender os agenetesfacilitadores e os obstáculos de sua implementação no mercado brasileiro.

Palavras chaves: Postponement, Estratégia logística, Distribuição

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2. POSTPONEMENT: CONCEITOS E TIPOS.............................................................5
3.TIPOS DEESTRATÉGIA..........................................................................................7
4. QUANDO IMPLEMENTAR O POSTPONEMENT.................................................11
5. LIMITANTES E CUSTOS DA APLICAÇÃO DA POSTPONEMENT.......................12
6.SÍNTESE E CONCLUSÕES...................................................................................137.REFERÊNCIA.........................................................................................................15

1.INTRODUÇÃO

“Postponement was introduced in the 1960’s
but look at all the speculative inventory
that’s still store in the channel ” ¹
(BUCKLIN citado por VAN HOEK ,1998, p.15).

O mercado proporcinou uma necessidade de troca eficente e fetiva racionalizando o processo dentro das organizações, que tem umaespecialização de funcionalidades podendo atender a necessidade de seus consumidores de forma a ser auto suficiente.
Assim o desafio é inovar o conceito de produção em massa para a customização em massa, flexibilizando sistemas de distribuição e baseados na previsão de demanda com auxílio por exemplo da internet, o processo de distribuição é complexo, sendo o que determina a estrutura são os usuáriosfinais, tornando o fator complicador quando se atende vários tipos de usuários dentro dos multiplos segmentos.
O postponement não é uma idéia nova no mercado, foram proposta as primeiras experiências na decada de vinte (COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT, 1995, p.210), mais tarde proposta por Alderson (1950) na literatura cadêminca e depois por Bucklin (1965), relacionando as perdas que ocorrem devidoa intesidade com diferenciação de produtos havendo riscos e incertezas no decorrer das atividades de manfatura e logística, portato quanto maior for o grau de postponement menor se tornam esses riscos.
Postponement é uma estratégia de operação de distribuição e manufatura que não se realiza persosonalização da identificação da quantidade ou localização. Alguns austores como Bazzeti e Magnani(2000), Ballou (2001) e Van Hoek (2001) falam que o objetivo dessa estratégia é diminuir a especulação da produção com produções empurradas.
O mercado atual, por suas características de constantes mudanças e elevada competitividade têm exigido das empresas decisões e alterações no projeto e na execução dos sistemas produtivo e logístico ao longo da cadeia de suprimentos, a fim de maximizar asvantagens competitivas oriundas dessas ações.

1. O postponement foi introduzido nos anos 60, mas veja todo este inventário especulativo que ainda continua presente nos canais de distribuição. (BUCKLIN citado por VAN HOEK ,1998, p 15, tradução nossa).
2. Postponement: conceitos e tipos

Como o serviço logístico é o processo de gerenciar estratégicamente a aquisição, a movimentação, a armazenagem ea distribuição de materiais, produtos e serviços, como também, os seus fluxos de informações  através da organização e seus canais  de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura mediante atendimento dos pedidos a baixo custo e a plena satisfação.(Pozo, 2008)
O postponement é uma prática que está crescendo e sendo cada vez mais difundida na literatura acadêmica e em aplicações...
tracking img