Postos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com o aumento do número de carros nas ruas, montar um posto de gasolina pode ser uma excelente forma de negócio. Os combustíveis são a base da indústria de automóvel, seja para transporte público ou para uso pessoal e tudo o que estiver ligado a este segmento tende a ser um negócio próspero e bem lucrativo no geral. Sem contar que em algumas cidades o local se tornou ponto de encontro com suaslojas de conveniência abertas 24 horas, um luxo em que é preciso investir caro para ter, mas com um bom retorno financeiro.
Apesar de este modelo de novo empreendimento ser bem concorrido, existe um público alvo bem amplo que são nada menos que todos os usuários de carro de sua cidade. O segredo que a maioria dos empresários deste setor passa para os iniciantes é agregar diversos serviços parafaturar ainda mais com o ponto comercial. Mesmo que não se faça isso, o combustível é um item básico para o proprietário de um automóvel e por isso já vende bastante apenas por ser um posto de gasolina, principalmente em períodos em que é anunciado que a gasolina irá aumentar, pois todo mundo quer aproveitar os últimos minutos da gasolina barata e encher o tanque.
É fato que o número de postos degasolina nos últimos cinco anos aumentou bastante nas cidades brasileiras, mas nada que assuste, porque o número de proprietários de carros no Brasil vem aumento em igual proporção ou ainda mais, o que anima bastante os empresários que já estão e os que querem entrar neste ramo de mercado. E se você é um dos que quer entrar neste ramo de negócio, veja a seguir o que é preciso saber e como investircorretamente para montar um posto de gasolina
Localização do posto de gasolina
A localização aqui é de extrema importância visando o fato que seus clientes são passantes de carro, sendo um fator determinante ao sucesso no negócio. Logo, montar um posto de gasolina em ruas desertas e com movimento fraco em horários de pico não é uma boa ideia para os lucros do negócio. É preciso estar localizado emavenidas movimentadas, em pontos centrais dos bairros populares.
Uma boa notícia é que nada impede que se tenha um posto de gasolina em bairros com baixa renda, pois este produto é usado por todos os perfis de clientes e venderá independente da localidade. O que se deve avaliar aqui para escolher o local é a segurança para seus clientes, pois alguns bairros podem ser considerados zonas de riscospela grande movimentação financeira do negócio.
Antes de escolher a localização do posto de gasolina sozinho, é preciso ter em mente que esta atividade econômica precisa do aval do Plano Diretor Urbano (PDU), da prefeitura da cidade. Existe uma lei que determina qual ramo de empreendimento pode funcionar em cada local e este é um dos modelos de empreendimento que precisa estar dentro da lei pelograu de periculosidade do combustível, ou seja, não é simplesmente construir. É preciso consultar a Prefeitura para saber se o local é viável para a implantação de seu posto de combustível.
Estrutura de um posto de gasolina
O ideal é que o ponto seja comprado e não alugado, pois será montada uma estrutura para funcionamento que envolve muito mais que um caixa e deve ser fixa, pois vai envolveruma construção de grande porte no processo de montagem. É preciso aqui ter ao menos uma área mínima de 900 m² se for um posto voltado para carros de passeio e no mínimo 5.000 m² se for um posto de gasolina de abastecimento em zonas rodoviárias para transporte de cargas e caminhões em geral.
O espaço deve acoplar os seguintes itens: tanques subterrâneos para armazenar combustíveis, que são osprincipais e devem respeitar as normas locais, bombas e filtros de combustível, compressores de ar para alimentação de elevadores, balança de ar, equipamento de lubrificação e limpeza em geral. No caso de querer agregar mais serviços como um borracharia e uma auto-elétrica, será preciso mangueiras e máquina de troca de óleo, equipamentos de lubrificação, com graxarias, pneumáticas, pistolas de...
tracking img