Posto de trabalho: UTI-Adulto HCUFU

627 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Uberlândia

Posto de trabalho:
UTI-Adulto HCUFU

Integrantes: Aline Soares Fernanda Santos Victor

Introdução

O objetivo deste trabalho é a análise de um posto de trabalho a partir da inter-relação do sistema homem-tarefa-máquina através da problematização e diagnose ergonômica.

Descrição

O mobiliário do ambiente em questão é composto por: cama (maca), lixo com saco preto, para resíduos orgânicos, e branco, para resíduos infectantes, duas bancadas de apoio, suporte de medicações, bombas de infusão, monitor, pia, descartex (lixo de descartáveis para instrumentos que perfuram) e suporte de soro.
O revestimento consiste em um piso branco vinílico e paredes na cor azul claro.
A climatização do ambiente é feita através do ar-condicionado, variando a temperatura entre 17° a 22°, devido à necessidade de manter equipamentos refrigerados.

Entrevista

- Descreva a rotina do trabalhador

Ao chegar no local, a enfermeira confere os sinais vitais dos pacientes e faz a medição, sendo geralmente de 4hs em 4hs ou de
6hs em 6hs. Após serem administradas as medicações inicia-se o banho de um deles no próprio leito, devido ao estado grave destes.
Tal tarefa requer muito esforço com os braços, coluna e pernas, pois é preciso virá-los, levantá-los e fazer todos os curativos necessários, podendo levar em média 2h30min. Durante o plantão deve-se fazer mudança de decúbito, ou seja, mudança de posição, de 2hs em 2hs.
Há também trocas de soros e infusão de medicamentos pela bomba.
No final do dia a enfermeira deve fazer um relatório de tudo o que foi feito ao paciente, normalmente nas bancadas da UTI.

- Movimentos realizados e em quais equipamentos

Os movimentos realizados são de pegada, estendendo o braço

Relacionados