Post-scriptum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Post-Scriptum
Sobre as sociedades de controle

Histórico
O indivíduo não para de passar de um espaço fechado a outro, cada um com suas leis: primeiro a família, depois a escola, depois acaserna, depois a fábrica, de vez em quando o hospital e eventualmente a prisão, que é o meio de confinamento por excelência.
Assim são as sociedades disciplinares, que hoje estão sendo substituídas pelassociedades de controle. Onde os ministros competentes não param de fazer reformas necessárias, como nas escolas, indústrias, hospitais, exército e prisões.

Lógica
Nos dias de hoje, o indivíduopassa por vários meios de confinamento, como por exemplo, uma crise no hospital. Esses diferentes meios de confinamento são variáveis independentes, eles são moldes, distintas moldagens, mas oscontroles são uma modulação, como uma peneira cujas malhas mudassem de um ponto a outro. Um bom exemplo seria a questão dos salários: impõe-se uma modulação para cada salário, um salário por “mérito”.

Associedades disciplinares têm dois pólos: a assinatura que indica o indivíduo e o número de matrícula que indica sua posição numa massa. O homem era um produtor descontínuo de energia. As antigassociedades de soberania manejavam máquinas simples, alavancas, roldanas, relógios; mas as sociedades disciplinares mais recentes tinham como equipamento máquinas energéticas, com o perigo passivo daentropia, e o ativo da sabotagem.
Já nas sociedades de controle, ao contrário, o essencial não é mais uma assinatura e nem um número, mas uma cifra que é sua senha, ao passo que as sociedadesdisciplinares são reguladas por palavras de ordem. Marcam o acesso à informação, ou a rejeição. Os indivíduos tornaram-se divisíveis e as massas amostras, dados, mercados ou “bancos”. O homem do controle éantes ondulatório, funcionando em órbita, num feixe contínuo. Seu equipamento são máquinas de informática e computadores, cujo perigo passivo é a interferência e o ativo a pirataria e os vírus....
tracking img