Possiveis impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE



INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------02

POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS INDUSTRIAIS---------------------------------03

CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS---------------------------------------------------------05

RISCOS AMBIENTAIS INDUSTRIAIS------------------------------------------------------08

RISCOSFÍSICOS--------------------------------------------------------------------------------11

RISCOS QUIMICOS-----------------------------------------------------------------------------11

RISCOS BIOLÓGICOS-------------------------------------------------------------------------12

RISCOS ERGONÔMICOS----------------------------------------------------------------------12

RISCOS DEACIDENTES----------------------------------------------------------------------12

SOLUÇÕES QUE DIMINUAM RISCOS AMBIENTAIS INDUSTRIAIS--------------15

BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM------------------------------------------------------------15

RIO PODE TER USINA PARA TRANSFORMAR O LIXO DOS CARIOCAS EM ENERGIA ELÉTRICA--------------------------------------------------------------------------16

EXEMPLO DE RESÍDUO SÓLIDOURBANO---------------------------------------------17

LIXÕES--------------------------------------------------------------------------------------------19

PLANOS DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA----------------------------------------------------19

CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------20BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------------------21

INTRODUÇÃO



Os impactos ambientais são ocasionados por confrontos diretos ou indiretos entre o homem e a natureza. Exemplos bem conhecidos de impacto ambiental são os desmatamentos, as queimadas, a poluição das águas, o buraco na camada de ozônio, entre outros.

Segundo a Norma ISO 14001, Impacto Ambiental é qualquermodificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Juridicamente, o conceito de impacto ambiental refere-se exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. Portanto, fenômenos naturais como tempestades, enchentes, incêndios florestais por causa natural, terremotos e outros, apesar de provocarem asalterações ressaltadas não caracterizam um impacto ambiental. Um exemplo de impacto ambiental gerado pelas atividades industriais, através das emissões gasosas, é a chuva ácida. Chuva ácida: a queima do carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2) na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob aforma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas: as águas de chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico e/ou ácido nítrico. Ao caírem nas superfícies, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações. Veja como ocorre esse fenômeno.No intuito de buscar novas formas para uma melhor contribuição do design no desenvolvimento de produtos sustentáveis, propõe-se introduzir a contabilidade ambiental na metodologia de design de produto, por meio do uso de indicadores de sustentabilidade.

As mudanças ocorridas na sociedade, principalmente na maneira de enxergar o meio ambiente, fizeram com que os paradigmassobre essa relação fossem substituídos por um novo estágio de consciência. Esta nova fase, pela qual a humanidade passa a perceber e ter uma maior responsabilidade com o meio ambiente, saúde e integridade de todos envolvidos é derivada da diminuição na qualidade de vida e do nível de degradação que a natureza atingiu ao longo dos anos.

O crescimento industrial nas últimas décadas,...
tracking img