Possibilidades educacionais do uso de vídeos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DO USO DE VÍDEOS ANOTADOS NO YOUTUBE

Rio de Janeiro - RJ - Abril 2004

Adriana Dallacosta - Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro adrianadalla@uol.com.br

Classe Relato de Experiência Inovadora Categoria Métodos e Tecnologias Setor Educacional Educação Básica Natureza Relatório de Pesquisa

RESUMO O presente artigo pretende mostrar orecurso de anotação em vídeos da TV Escola disponíveis no YouTube e os possíveis usos pedagógicos dessa abordagem. A mídia vídeo é criticada pelos educadores, pois o aluno assiste a ela passivamente não podendo interferir no conteúdo. Os vídeos anotados no YouTube abrem uma nova perspectiva, pois o aluno poderá interagir com o conteúdo do vídeo, podendo incluir textos explicativos, balões de fala,pausas e acrescentar links para outros vídeos. Este artigo mostrará de que forma esses vídeos podem ser exploradas pelo professor no EAD.

Palavras chave: YouTube, anotação, vídeo, EaD, educação

1. Introdução
A linguagem do vídeo responde à sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta, cuja comunicação resulta do encontro entre palavras, gestos e movimentos, distanciando-sedo gênero do livro didático, da linearidade das atividades da sala de aula e da rotina escolar. Os vídeos são dinâmicos, dirigem-se antes à afetividade do que à razão [1] [8]. Para Moran:
O vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí a sua força. Nos atingem por todos os sentidos e detodas as maneiras. O vídeo nos seduz, informa, entretém, projeta em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços. O vídeo combina a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão. Combina, mas começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional [p.2].

O uso do vídeo não deve sernegligenciado, pela sua enorme capacidade de sensibilização e motivação dos alunos. Acreditamos no seu uso eficiente agregado à pedagogia de projetos levando-se em conta uma concepção de currículo integrado, em que a utilização de vídeos, sendo esses integrados aos temas trabalhados, tornará a aprendizagem mais significativa [3]. Para [1], ao desenvolver projetos no EAD, precisa-se conhecer o aluno.
Éimportante levantar problemáticas relacionadas com a realidade do aluno, cujas questões e temáticas em estudo partem do conhecimento que ele traz de seu contexto e buscam desenvolver investigações para construir um conhecimento científico que ajude este aluno a compreender o mundo e a conviver criticamente na sociedade. Assim, a partir da busca e da organização de informações oriundas de distintasfontes e tecnologias, valoriza-se a articulação entre novas formas de representação de conhecimentos por meio das mídias e respectivas formas de linguagem que mobilizam pensamentos criativos, sentimentos e representações, contribuindo para a comunicação, a interação entre pessoas e objetos de conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de produções [p. 40].

O recurso vídeo pode serutilizado com muita propriedade na pedagogia de projetos. Os alunos podem estar envolvidos em projetos de alguma disciplina cuja tarefa seja incluir anotações nos vídeos da TV Escola. [4] conclui que os vídeos anotados podem modificar o planejamento pedagógico do professor e que essa modificação trás diversas vantagens, como incentivar e intensificar o uso do vídeo como recurso educacional, auxiliando aprática pedagógica do professor e complementando o aprendizado do aluno. Para [7], o crescimento do fenômeno de vídeos baseados na Web, do qual o YouTube é um ícone, ampliou o repositório de conteúdo livre que pode ser usado em EaD. Segundo ele, nunca antes foi tão fácil localizar, produzir e distribuir vídeos online. Isso abre interessantes possibilidades para o ensino, o aprendizado e o design...
tracking img